Aplicativo PlanejArroz será tema de live na segunda

Paulo Lanzetta Embrapa
Aplicativo faz indicações de manejo e de estimativa da produtividade da cultura - Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

Na próxima segunda-feira (28), às 16h, uma live no canal da Embrapa no YouTube vai abordar o funcionamento do aplicativo PlanejArroz. A ferramenta foi desenvolvida através da parceria entre quatro instituições públicas: a UFSM, a Embrapa Clima Temperado, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A versão 4.0 está disponível de forma gratuita na Google Play para celulares Android.

O Aplicativo PlanejArroz permite ao agricultor monitorar seu cultivo de arroz através do seu celular e, assim, fazer um manejo mais inteligente e sustentável da lavoura. Além de monitorar a lavoura, o aplicativo ainda fornece uma estimativa de quanto a lavoura vai produzir na colheita. Essas funcionalidades em um único aplicativo são inéditas no mundo.

WhatsApp Image 2020 09 25 at 12 40 10

A participação da UFSM neste aplicativo se dá pelo fato de que a previsão da produtividade da lavoura de arroz é realizada pelo modelo SimulArroz (www.ufsm.br/simularroz), que foi desenvolvido durante dez anos de pesquisa, através de dissertações de mestrado e teses de doutorado nos programas de pós-graduação em Engenharia Agricola (PPGEA) e em Agronomia (PPGAgro) financiadas pelo CNPq e pela Capes.

O coordenador da Equipe FieldCrops na UFSM, professor Nereu Augusto Streck, participará da live, juntamente com o diretor técnico do Irga, engenheiro agrônomo Ivo Mello, e o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Sílvio Steinmetz.

Texto: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM