Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casa do Irga terá Dia do Arroz e lançamento de livro na 44ª Expointer

Publicação:

Casa do Irga no Parque Assis Brasil, em Esteio
Casa do Irga no Parque Assis Brasil, em Esteio - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Apesar das restrições devido à pandemia da Covid-19 (novo coronavirus), a programação do Instituto Rio Grandense do Arroz no Parque de Exposições Assis Brasil contará com o tradicional Dia do Arroz e com o lançamento de livro durante a 44ª Expointer. A feira de Esteio ocorrerá de 4 a 12 de setembro, com a participação de público, mas com uma série de restrições e com rigoroso protocolo sanitário.

O Dia do Arroz será realizado na Casa do Irga, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural no dia 6, das 14 às 16 horas, e sem a presença de público. O programa será dividido em duas partes. Na primeira, dois temas técnicos. Na segunda, uma palestra sobre mercado.

Às 14 horas, a programação começará com uma manifestação do diretor comercial do Irga, João Batista Camargo Gomes. Na sequência, a engenheira agrônoma Glaciele Valente abordará “Uso de trevo persa em terras baixas”. O engenheiro agrônomo Cleiton Ramão falará a seguir sobre “Sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas”.

A partir das 15 horas, após nova abertura com o diretor comercial do instituto, o analista Élcio Bento, do Safras & Mercado, palestrará sobre o mercado de arroz. O Dia do Arroz termina com comentários dos representantes de todas as entidades que compõem a cadeia do arroz no RS: Alexandre Velho (Federarroz); José Mathias Bins Martins (Fearroz); Tiago Barata (Sindarroz); Dilnei Portantiolo (Sindapel); e Francisco Schardong (Farsul). O encerramento ficará a cargo de Gomes.

Nos dias 8 e 10, das 9 às 17 horas, ocorrerá o lançamento do livro "Arroz - Tecnologia, processos e usos", da editora Blucher, com a presença de Gilberto Wageck Amato, um dos organizadores da obra. A publicação enfoca o pós-colheita e a industrialização do arroz, temas tratados por 16 autores. Amato trabalha na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoerinha, e também é autor de “Arroz de A a Z” e “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas”, entre outros.

Neste ano, porém, a Casa do Irga não promoverá degustação de produtos à base de arroz e nem o tradicional carreteirão oferecido gratuitamente no último final de semana da feira.

PROTOCOLO SANITÁRIO

Devido à pandemia da Covid-19, a presença na Casa do Irga na Expointer seguirá uma série de regras de restrição determinadas pela administração do Parque Assis Brasil. Confira:

  • É obrigatório o uso de máscara protegendo nariz e boca;
  • Não será permitido qualquer tipo de aglomeração de pessoas (por isso, a entrada na Casa do Irga será controlada);
  • Ingressos para o parque serão vendidos apenas pela Internet, antecipadamente, mediante o preenchimento de formulário elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs);
  • Todos passarão por uma triagem na entrada do parque, com medição de temperatura;
  • Dentro do Assis Brasil, haverá dispensers de álcool em gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos;
  • Estarão proibidas as seguintes atividades dentro do parque: eventos como happy hour, coquetéis, entre outros; oferta de produtos para degustação; excursões; parque de diversões; qualquer tipo de shows, atividades promocionais ou ações que possam gerar aglomeração de pessoas; música alta que prejudique a comunicação entre clientes; danças, bailes e a permanência de pessoas em pé em ambientes fechados.
IRGA