Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva forte retorna ao Estado e aumenta umidade do solo

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Nos últimos sete dias, a chuva forte alcançou apenas a divisa com Santa Catarina, longe das áreas produtoras do Rio Grande do Sul. Na Zona Sul, a estiagem mais intensa diminuiu o nível de reservatórios e a produtividade em fazendas de Arroio Grande e Pelotas.

A chuva intensifica sobre todo o RS no momento em que 5% da área encontra-se em maturação, pouco mais de 20% em estágio vegetativo e quase 75% em estágio reprodutivo.

A precipitação mais intensa retornará a partir desta terça-feira (26) e prosseguirá até, pelo menos, a segunda-feira (1) da semana que vem. Mas, olhando para os próximos 15 dias, a chuva não irá parar completamente até o fim da primeira semana de fevereiro.

Se por um lado a chuva forte poupa água de reservatórios e aumenta a umidade do solo, por outro lado, deixa a luminosidade bem mais baixa. Em sete dias, até o domingo que vem (31), estima-se até 100mm no Centro e Oeste do Estado.

Na primeira semana de fevereiro, o acumulado oscilará entre 35mm e 50mm na maior parte das áreas produtoras do Rio Grande do Sul. A tendência é de migração da chuva para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e tempo mais seco a partir da segunda semana de fevereiro.

Apesar da chuva, espera-se calor acima do normal nesta semana na maior parte do Estado e próximo da média na semana que vem. Serão poucos os dias com temperatura máxima mais baixa, casos da quarta e quinta-feira desta semana e entre o domingo e terça-feira da semana que vem.

boletimSemanal page 0002
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar


CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Previsão de chuva forte entre terça e quarta-feira com acumulado acima dos 55mm. Há risco de granizo na noite da terça-feira e as rajadas de vento de norte oscilam em torno dos 50km/h ao longo da quarta-feira. Faz calor na maior parte da semana com máximas em torno dos 30°C. Somente entre terça e quarta-feira, a temperatura ficará mais baixa com máxima de 25°C. Além da chuva desta semana, outras pancadas deverão acontecer a partir do sábado. Somente no domingo, estimam-se 50mm.

Campanha

Previsão de chuva forte entre terça e quarta-feira com acumulado acima dos 65mm. Há risco de granizo na noite da terça-feira e as rajadas de vento de norte oscilam em torno dos 50km/h ao longo da quarta-feira. Faz calor na maior parte da semana com máximas em torno dos 30°C. Somente na quarta-feira, a temperatura ficará mais baixa com máxima de 25°C. Além da chuva desta semana, outras pancadas deverão acontecer sobretudo no próximo fim de semana.

Central

Semana com pancadas de chuva na Região Central. Estimam-se 50mm até a sexta-feira pulverizados pelos cinco dias. Ou seja, não aparecem acumulados elevados em curtos períodos de tempo, embora exista risco de granizo na terça-feira e ventos de norte com rajadas de até 55km/h na quarta-feira. A temperatura máxima permanecerá abaixo dos 30°C entre a terça e quinta-feira, indicando menor radiação solar. A chuva prosseguirá com elevada frequência sobre a Região Central até aproximadamente 05 de fevereiro.

Planície Costeira Interna

Semana com pancadas de chuva na Planície Costeira Interna. Estimam-se 20mm até a sexta-feira pulverizados pelos cinco dias. Ou seja, não aparecem acumulados elevados em curtos períodos de tempo, embora exista risco de granizo na terça-feira e ventos de norte com rajadas de até 60km/h na quarta-feira. Faz calor na maior parte da semana com máximas em torno dos 30°C. Somente na quinta-feira, a temperatura ficará mais baixa com máxima de 25°C.

Planície Costeira Externa

Semana com pancadas de chuva na Planície Costeira Externa. Estimam-se pouco mais de 10mm ao longo da terça-feira e mais de 60mm entre a quinta e sexta-feira. As rajadas de vento de nordeste alcançam 55km/h na terça-feira. Faz calor na maior parte da semana com máximas em torno dos 30°C. Somente na quinta-feira, a temperatura ficará mais baixa com máxima de 25°C.

Zona Sul

Previsão de chuva forte entre terça e quarta-feira com acumulado acima dos 40mm. Há risco de granizo na noite da terça-feira e as rajadas de vento de norte oscilam em torno dos 50km/h ao longo da quarta-feira. Faz calor na maior parte da semana com máximas em torno dos 30°C. Somente na quarta e na sexta-feira, a temperatura ficará mais baixa com máxima de 25°C. Além da chuva desta semana, outras pancadas deverão acontecer sobretudo no próximo fim de semana.

IRGA