Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva nesta segunda-feira e frio na madrugada de quarta-feira

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>

Os últimos sete dias foram caracterizados pela pouca chuva e grande variação de temperatura. Na Campanha, a temperatura mínima chegou aos 12°C o dia 05 e a máxima alcançou 34°C no último sábado. Não choveu nos últimos sete dias.

Na Zona Sul, choveu menos de 5mm e a temperatura oscilou entre 14°C e 35°C nos últimos sete dias. Na Fronteira Oeste, também choveu menos de 5mm. A temperatura mínima não chegou a alcançar valores críticos, inferiores aos 15°C, mas a máxima alcançou pouco mais de 35°C no sábado. Na Região Central, chama-se a atenção para os 37°C registrados no sábado. Por fim, nas duas Planícies Costeiras, a máxima chegou aos 36°C no sábado. Nesta segunda-feira, a passagem de uma frente fria traz chuva abrangente.

Mas como a precipitação irá durar pouco tempo, o acumulado total será baixo. A simulação americana GFS indica uma média entre 10mm e 15mm para todas as áreas produtoras com potencial para trovoadas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, sobretudo na Fronteira Oeste e Região Central.

A partir da terça-feira, a chance de chuva diminuirá em boa parte do Estado retornando após o dia 20 de fevereiro. Previsões mais estendidas, aliás, indicam elevando acumulado de chuva sobre a Metade Sul e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul ao longo do último decêndio de fevereiro.

Depois do fim de semana muito quente, o frio retornará ao Rio Grande do Sul. Na madrugada de quarta-feira, estimam-se mínimas abaixo dos 14°C na maior parte das áreas produtoras. Na segunda metade da semana, a temperatura voltará a subir, mas não há expectativa de calor extremo até pelo menos o domingo, 17 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0398

IRGA