Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva volta ao RS no final da semana

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

A colheita do arroz alcança 70% da área instalada, de acordo com último boletim do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Apenas o extremo sul do Rio Grande do Sul recebeu chuva intensa, com acumulado acima dos 50 milímetros em Chuí.

Um ciclone extratropical causa mais vento e queda de temperatura que chuva no RS. A temperatura mínima varia entre 10°C e 15°C em boa parte das áreas produtoras nas primeiras horas desta terça-feira (13), mas o calor da tarde voltará a predominar entre quarta (14) e quinta-feira (15).

A partir da sexta-feira (16), a chuva retornará e, desta vez, alcançará boa parte do Estado até o sábado. Áreas da região central deverão receber até 40mm até o domingo (18).

Na semana que vem, espera-se tempo seco no início e retorno das precipitações na segunda metade da semana, a partir da quinta-feira (22). A tendência é de baixo acumulado na maior parte do Rio Grande do Sul.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Início de semana com tempo seco e temperatura mais baixa na Fronteira Oeste. Nesta segunda-feira (12), os termômetros oscilam entre 12°C e 25°C. Na quinta-feira (15), há previsão de chuva abrangente com acumulado médio de 5mm. A temperatura máxima alcança 29°C na quinta-feira, mas uma nova queda de temperatura é prevista posteriormente. No dia 21 de abril, a previsão é de mínima de 12°C. Já a temperatura máxima declinará para 26°C na tarde anterior.

Campanha

Início de semana com tempo seco e temperatura mais baixa na Campanha. Nesta segunda-feira (12), os termômetros oscilam entre 11°C e 23°C. A chuva retornará entre quinta (15) e sexta-feira (16). Apesar do acumulado previsto de até 25mm, a tendência é de que a precipitação tenha uma má distribuição espacial. A temperatura máxima alcança 28°C na quarta (14) e quinta-feira, mas uma nova queda de temperatura é prevista posteriormente. No dia 20 de abril, a previsão é de mínima de 11°C e máxima de 24°C.

Central

Início de semana com tempo seco e temperatura mais baixa na Região Central. A temperatura máxima alcança 25°C nesta segunda-feira (12) e a próxima madrugada terá mínima de 12°C. Entre a quinta (15) e sexta-feira (16), há previsão de chuva abrangente com acumulado médio de 15mm. A temperatura máxima alcança 29°C na quarta-feira (14), mas uma nova queda de temperatura é prevista posteriormente. As mínimas devem alcançar 15°C entre os dias 19 e 23 de abril.

Planície Costeira Interna

Início de semana com tempo seco e temperatura mais baixa na Planície Costeira Interna. Nesta segunda-feira (12), os termômetros oscilam entre 15°C e 23°C. Entre sexta-feira (16) e sábado (17), há previsão de chuva abrangente com acumulado médio de 5mm e alguns extremos de 15mm. A temperatura máxima alcança 28°C na quinta-feira (15), mas uma nova queda de temperatura é prevista posteriormente. No dia 20 de abril, a previsão é de mínima de 13°C. Já a temperatura máxima declinará para 24°C na tarde anterior. Além disso, há previsão de ventos mais fortes de nordeste a partir da noite desta quarta-feira (14). As rajadas de vento variam entre 60km/h e 70km/h na madrugada da quinta e da sexta-feira.

Planície Costeira Externa

Apesar da presença de um ciclone extratropical na costa da Região Sul, espera-se tempo seco com variação da quantidade de nuvens sobre a Planície Costeira Externa neste início de semana. A chuva fraca, porém, frequente, reaparecerá apenas a partir da sexta-feira (16) e prosseguirá até domingo (18) de forma mais abrangente e, posteriormente, de forma mais isolada até a sexta-feira da semana que vem (23). Além disso, há previsão de ventos mais fortes de nordeste a partir da noite da quarta-feira (14). As rajadas de vento variam entre 60km/h e 70km/h na madrugada da quinta (15) e da sexta-feira.

Zona Sul

Início de semana com tempo seco e temperatura mais baixa na Zona Sul. Durante a tarde desta segunda-feira (12), a máxima não passa dos 22°C e a próxima madrugada terá mínima de 14°C. A chuva retornará entre a sexta-feira (16) e o sábado (17). Apesar do acumulado previsto de até 25mm, a tendência é de que a precipitação tenha uma má distribuição espacial. O fim de semana permanecerá sob tempo úmido. No domingo (18), apesar do acumulado previsto muito baixo, há chance de precipitação em mais municípios produtores. Além disso, há previsão de ventos mais fortes de nordeste a partir da noite desta quarta-feira (14). As rajadas de vento variam entre 60km/h e 70km/h no decorrer da quinta-feira (15).

IRGA