Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dezembro terá redução no volume de chuva previsto

Publicação:

IMG 5910SITE
Dados do Irga indicam grande avanço no plantio do arroz mesmo com o excesso de chuva causando dificuldades no campo - Foto: Kesia Ramires/Irga
Por SOMAR METEOROLOGIA

Temperatura da Superfície do Mar

Em boletim atualizado no dia 25 de novembro, o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) manteve a previsão de neutralidade climática, sem El Niño ou La Niña. Isto não quer dizer que a temperatura do oceano Pacífico esteja dentro da média. Atualmente, observamos uma área mais aquecida no Centro e no Oeste, e uma área fria no setor Leste. A tendência, inclusive, é de que toda a porção equatorial fique mais aquecida que o normal em dezembro, algo considerado comum dentro da climatologia pela NOAA (o pacífico sempre aquece perto do Natal) e que não está associada com o desenvolvimento de um novo El Niño. De qualquer forma, essas oscilações provocam variações intrassazonais, que teve influência nesta primavera, a qual foi marcada pelo tempo seco e quente em seu início no Brasil Central e chuvas acima da média ainda em grande parte do Rio Grande do Sul e, somente em novembro, registramos maior regularidade na precipitação no interior do país e menor frequência das chuvas no RS.

Análise

Em novembro a chuva ocorreu com volumes bem acima da média em algumas áreas da Campanha, Fronteira Oeste e Noroeste gaúcho. Dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o acumulado de água superou os 250mm em grande parte destas áreas. Com o excesso de chuva em grande parte do Estado, a grande quantidade de nuvens manteve as temperaturas mínimas mais elevadas, portanto, acima da média (como podemos observar nos mapas de novembro).
Mesmo com o excesso de chuva e as dificuldades para realizar as atividades no campo em alguns momentos no RS, dados do Irga indicam grandes avanços no plantio do arroz pelo Estado, atingindo mais de 87% no cenário geral. Na Fronteira Oeste, 97,31% da intenção de plantio já estão semeadas. Na Campanha esse número chega a 94,55%, na Zona Sul, 97,9%, na Planície Costeira Interna já são 86,82%, na Externa 67,44% e na Central 62,6%.

Mapas novembro
Mapas novembro

Previsão para dezembro

De modo geral, os máximos de precipitação (ou seja, as chuvas mais volumosas) vão migrar para áreas do Brasil Central. Assim, a “gangorra” da umidade tende a indicar redução no volume de chuva previsto para o Rio Grande do Sul. Isto é, se volta a chover em áreas no Brasil Central, a chuva tende a diminuir no extremo sul do país. Este cenário, para alguns produtores que foram prejudicados pelo excesso de chuva é positivo. No entanto, a distribuição das chuvas não foi regular e alguns produtores esperam por mais umidade para beneficiar as lavouras.
Segundo dados do modelo norte-americano CSFv2, o volume de água não deverá ultrapassar os 150mm em grande parte do Estado em dezembro. Os dados diários desse mesmo modelo indicam que a frequência de chuva será maior na segunda quinzena de dezembro em todas as áreas de produção, como a Fronteira Oeste, Campanha, Zona Sul, Planície Costeira Interna e Externa, e também a região Central. Com relação às temperaturas, apesar da diminuição das chuvas a tendência é de temperaturas abaixo da média normal, mas sem grandes desvios, os modelos indicam algo em torno de 1 a 1.5°C abaixo.

MAPAS CSFV2 – PREVISÃO DE ACUMULADO E ANOMALIA DE CHUVA PARA DEZEMBRO
MAPAS CSFV2 – Previsão de acumulado e anomalia de chuva para dezembro
MAPAS CSFV2 – PREVISÃO DE ACUMULADO E ANOMALIA DE CHUVA PARA DEZEMBRO 2
MAPAS CSFV2 – Previsão de acumulado e anomalia de chuva para dezembro

Previsão estendida

Com a neutralidade climática, ou seja, sem El Niño e nem La Niña configurados, os riscos para estiagens regionalizadas e veranicos diminuem um pouco. Isto não significa ausência completa desses tipos de eventos, mas sim que a frequência e intensidade dos mesmos, por exemplo, é menos do que em anos de La Niña. Os mapas do modelo CSFv2 de janeiro a dezembro indicam chuvas presentes entre esses meses, no entanto bastante espaçadas. Com destaque para os meses de fevereiro e março que devem contar com poucos episódios de chuva e com volumes abaixo da média.

Previsão de neutralidade climática para os próximos meses
Previsão de neutralidade climática para os próximos meses
Previsão de chuva acumulada até abril
Mapas previsão de chuva acumulada até abril
Mapas anomalia de chuva acumulada até abril
Mapas anomalia de chuva acumulada até abril
IRGA