Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Diretoria do Irga discute qualificação de servidores com Grupo de Trabalho

Publicação:

GT 1
Reunião ocorreu na sede administrativa do Irga - Foto: Divulgação/Irga
Por IGOR GARCIA

Na última semana, a Diretoria Executiva do Irga esteve reunida com integrantes do Grupo de Trabalho (GT) designado para normatizar a realização de cursos para os servidores. O encontro ocorreu na sede da autarquia, em Porto Alegre, com a participação do presidente Rodrigo Machado e da diretora técnica, Flávia Tomita. Pelo GT, participou o coordenador Everson Machado Gonçalves, além da chefe da Divisão de Recursos Humanos, Sandra Mobus, e a servidora Alice Distler Millan.

O Grupo de Trabalho, designado através da Portaria nº 022/2022 com objetivo de elaborar a normatização sobre a realização de cursos para os servidores do Irga, analisou normas de outros órgãos e legislação pertinente ao assunto, como a Lei Complementar nº 10.098, o Decreto nº 37.665, bem como parecer da Procuradoria Geral do Estado nº 17.701.

Para o presidente do Irga, a regulamentação é fundamental para a qualificação da autarquia. “Como tenho dito reiteradamente, nossa filosofia de trabalho está pautada na otimização e modernização de processos de governança institucional. Estamos regulamentando, com regras claras, possibilitando nosso corpo técnico em adquirir conhecimento e qualificação levando em consideração os interesses do Instituto”, afirma Machado.

“Por se tratar de uma instituição de pesquisa, é muito importante que nossos agrônomos, tanto da pesquisa quanto da extensão, sejam muito bem qualificados. Esta resolução dá a possibilidade para que o servidor se especialize nas áreas em que o Irga precisa de conhecimento técnico apurado, baseados nas leis e normativas superiores”, destaca Flávia Tomita. 

“Com muito cuidado e atenção aos interesses da autarquia, tratamos da possibilidade dos nossos servidores realizarem cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Para isso foi elaborada minuta de resolução que possibilita o afastamento do servidor para realização dos cursos/especializações”, explica Everson Gonçalves.

“A resolução, que dispõe sobre o afastamento de servidores da autarquia para frequentar cursos no País ou no exterior, vem para normatizar e estabelecer os requisitos necessários para os servidores que forem cursar matérias de interesse do instituto poderem se afastar. Trata-se de importante instrumento para que fiquem esclarecidos os procedimentos e haja transparência nos critérios de concessão da referida licença”, salienta Sandra Mobus.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA