Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga finaliza 1ª semana da gira técnica no RS

Publicação:

Gira 10
Equipe do Irga na Agropecuária Canoa Mirim - Foto: Divulgação

Foi finalizada, na tarde dessa sexta-feira (28), a primeira semana da gira técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz que está percorrendo as seis regiões orizícolas do Estado.

O roteiro teve início na segunda feira (24), na Planície Costeira Externa, seguindo para a Zona Sul onde foram visitadas as lavouras do produtor Gustavo Lara, de Pelotas, e da Agropecuária Canoa Mirim, de Santa Vitória do Palmar. A equipe de técnicos do Irga busca subsídios para a construção do novo projeto de pesquisa e extensão da Instituição. Além dos produtores, a equipe aproveitou para visitar a área onde será realizada a 32ª Abertura da Colheita do Arroz.

O coordenador da Zona Sul, André Matos, acrescenta que "a construção de soluções técnicas para o sistema produtivo do arroz irrigado passa por essa troca de conhecimentos entre pesquisa, extensão e produtores. Essa semana podemos conferir de forma conjunta os manejos utilizados nas propriedades que estão alcançando os mais altos índices de produtividade de arroz, soja em rotação, além de novas culturas no contexto orizícola, como o milho".

Os produtores Celso Bartz e José Carlos Gross foram visitados durante a sexta feira (28), na Planície Costeira Interna. Gross, que também é conselheiro do Irga, ressalta que "está sendo muito importante a iniciativa pela presença da pesquisa e extensão junto ao produtor, em busca da manutenção da grandiosidade da instituição".

A equipe de técnicos também aproveitou a passagem em Santa Vitória do Palmar e Camaquã para visitar as Estações Regionais de Pesquisa do Irga localizadas nessas cidades. A gira será retomada na segunda feira (31), com destino à região Central, Campanha e Fronteira Oeste.

Gira 20
Visita à lavoura do produtor José Carlos Gross - Foto: Mara Grohs/Irga
IRGA