Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga promove Dia do Arroz na 42ª Expointer

Publicação:

Casa do Irga no Parque Assis Brasil, em Esteio
Casa do Irga no Parque Assis Brasil, em Esteio - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) definiu sua programação para a 42ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer 2019, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro em Esteio. Durante todos os nove dias da feira, a Casa do Irga estará à disposição dos produtores para orientações e apresentação das tecnologias desenvolvidas pela autarquia.

Na segunda-feira (26), ocorre o já tradicional Dia do Arroz, que abordará o tema “Tecnologia Irga a Favor do Clima”, na Casa da RBS na Expointer e com transmissão ao vivo pelo Facebook de Gaúcha ZH. A programação começa às 10 horas, com o engenheiro agrônomo Ivo Mello, coordenador regional da Fronteira Oeste do Irga; Mara Grohs, engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga, doutora em Ciências dos Solos; e Elvison Nunes Ramos, coordenador da implementação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A mediação ficará a cargo da jornalista da RBS Gisele Loeblein.

Após os debates, o Dia do Arroz se encerra com a entrega dos certificados do Selo Ambiental do Irga. O objetivo da distinção é reconhecer os produtores de arroz gaúchos cujos manejos da lavoura e da propriedade rural estejam em conformidade com a legislação ambiental e que desenvolvam ações para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola. Nesta safra 2018/2019, serão entregues 42 certificados.

Também na segunda-feira, a partir das 12h30min, a Casa do Irga recebe jornalistas e autoridade para a coletiva de imprensa do lançamento da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento de 2020 será realizado novamente na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A Abertura da Colheita é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Embrapa, com apoio do Irga.

Na casa do instituto também estão programados três jantares durante a realização da 42ª Expointer. Na terça-feira (27), 19 horas, a autarquia cede o espaço para o jantar da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Na quinta-feira (29), ocorre o Jantar da Camil, às 20 horas. Já na sexta-feira (30), também às 19 horas, a equipe de gastronomia do Irga prepara o Jantar do Arroz Amigo, em parceria com o Clube Nacional do Arroz Amigo.

A Casa do Irga fica em frente à Pista de Equinos, entre os portões 5 e 6 do Parque Assis Brasil.

 

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Telefone: (51) 3288-0391

IRGA