Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga recebe homenagem pelos 80 anos na Abertura da Colheita

Publicação:

FOTO 1
Alexandre Velho entrega a Guinter Frantz a "Pá do Arroz" pelos 80 anos do Irga - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) recebeu homenagem especial no último dia da 30ª Abertura Oficial da Colheita da Arroz, que ocorreu  de 12 a 14 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).  O Irga foi agraciado com uma “Pá do Arroz”, por parte da Federarroz, pelos 80 anos que a instituição está completando em 2020.

A pá foi recebida pelo presidente do Irga, Guinter Frantz, das mãos do presidente da Federarroz, Alexandre Velho, durante a solenidade de abertura do evento, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e o secretário da Agricultura, Covatti Filho, entre outras autoridades.

Frantz agradeceu pela homenagem, citou que os conselheiros do Irga têm conhecimento das demandas da entidade junto ao secretário Covatti e ao governador Eduardo Leite e lembrou da importância da Abertura Oficial da Colheita. “Esse evento é para colhermos os frutos de um ano árduo de trabalho. E isso o Irga acompanha com muito carinho, para que os nossos produtores tenham rentabilidade em seus negócios. Em função desses anos que os produtores acumulam um passivo em função dos custos elevados, a pesquisa do Irga vem se esmerando cada vez mais em termos opções em pensarmos em sistemas de cultivo, também pensando em meio ambiente, na saúde do sistema, na sustentabilidade com responsabilidade. Vida longa à orizicultura do Estado”, acrescentou.

Durante seu discurso, Alexandre Velho destacou a importância da criação de um grupo de trabalho por parte da Secretaria da Agricultura para evoluir na questão da modernização do Irga, “para que continue fazendo a defesa do produtor arrozeiro”. “Precisamos defender esta lavoura”, complementou. O grupo já iniciou os trabalhos.

FOTO 2
O governador Eduardo Leite, Ernani Polo e Guinter Frantz - Foto: Sérgio Pereira/Irga

TERMINAL DO ARROZ

A principal novidade na abertura oficial foi o anúncio do governador da criação de um Terminal Logístico do Arroz (TLA) no Porto do Rio Grande. O lançamento do processo licitatório para administração de uma área que pertencia à Cesa foi assinado também no evento em Capão do Leão.

“Ganho de competitividade depende de melhorias em estrutura logística. Esse é um foco do governo do Estado. Pela primeira vez teremos um espaço dedicado à exportação do arroz através do Porto do Rio Grande. Isso vai melhorar a qualidade e diminuir os custos dos produtores”, afirmou Eduardo Leite.

O secretário de Agricultura também destacou a importância do Terminal para o setor. “Esse terminal irá valorizar imensamente o nosso produto. Agora, o Rio Grande do Sul precisa buscar novos mercados. Quando isso acontecer, estaremos preparados para exportar nossa produção arrozeira”, comentou Covatti Filho.

Confira fotos da participação do Irga na 30ª Abertura da Colheita clicando aqui.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA