Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Plantio de arroz está concluído no Rio Grande do Sul

Publicação:

1293032472dsc02896.jpg
RS é o maior produtor de arroz do Brasil

Maior produtor de arroz do Brasil, o Rio Grande do Sul finalizou, esta semana, o plantio de uma das safras mais representativas de sua história. Com aumento de 10% na área semeada em relação ao ano passado, o Estado cultivou 1.152.05 hectares do grão. Os produtores seguiram a risca as recomendações do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e concluíram o processo dentro da época recomendada. A colheita do produto deve começar em fevereiro.

Para o diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, essa foi a melhor semeadura do arroz da história. “Mais de 90% da lavoura estava cultivada na época certa, até o dia 15 de novembro”, afirmou. De acordo com ele, o avanço demonstra que os produtores estão adotando as técnicas recomendadas pelo Projeto 10 para altas produtividades. O clima também ajudou o plantio da safra: o tempo ficou seco e as reservas hídricas estavam em boas condições.

O diretor acredita que o armazenamento de água reduziu os problemas relacionados à falta de chuvas. Ele explica que algumas lavouras tiveram que ser banhadas para garantir o nascimento das plantas. “A baixa temperatura dificultou a germinação e isso retardou o desenvolvimento inicial”, disse. Como recomendação, Menezes sugere que os arrozeiros sigam as técnicas certas para bons rendimentos, incluindo o manejo da irrigação e o controle de doenças e insetos.

Conforme o último levantamento de safra do Irga, a Depressão Central é a região gaúcha que mais aumentou a área plantada este ano. O percentual chegou a 24%.  Na Planície Costeira Interna, que abrange municípios como Guaíba e Camaquã, o incremento atingiu 6%. O aumento de área na Fronteira Oeste ficou em 8%, enquanto que na Campanha chegou a 9%. A Planície Costeira Externa (4%) e a Zona Sul (5%) também registraram maior área semeada.  

Produtividade

A produtividade média para a safra 2010/11 deverá ficar próxima a 7 toneladas por hectare, segundo o diretor do Irga. “Esse valor é similar ao registrado em safras passadas”, afirmou. Na colheita deste ano, os rendimentos da lavoura de arroz chegaram a 6,5 toneladas por hectare. A baixa produtividade ocorreu devido ao excesso de chuvas, a baixa radiação e ao plantio fora de época.

IRGA