Resultados da cultivar IRGA 431 CL são apresentados a produtores de sementes certificadas

FOTO 1
Apresentação ocorreu por meio de videoconferência - Foto: Reprodução

O Instituto Rio Grandense do Arroz apresentou aos produtores de sementes certificadas de arroz, na manhã desta terça-feira (11), os resultados das lavouras que utilizaram a cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/2020. A apresentação ocorreu por videoconferência, com a participação de 65 pessoas, entre produtores de sementes certificadas, responsáveis técnicos pela produção de sementes e integrantes da equipe do Irga.

Os dados foram divulgados pelos pesquisadores do Irga Júlio Uriarte, Fernando Fumagalli e Glaciele Barbosa. Participaram também o presidente da autarquia, Guinter Frantz, o diretor técnico, Ivo Mello, e a gerente de Pesquisa, Flávia Tomita.

A IRGA 431 CL foi lançada em 2018. De ciclo precoce, é uma boa aliada da cultivar mais plantada no Estado, a IRGA 424 RI. A 431 possui excelente qualidade de grão, resistente ao acamamento, à toxidez de ferro e a debulha. Além de ter permanecido resistente à brusone na lavoura na safra 2019/2020. Devido a essas qualidades e ao seu potencial produtivo, foi a terceira cultivar mais utilizada pelos produtores do RS nesta safra, ocupando 79.599 hectares.

O engenheiro agrônomo da autarquia Júlio Uriarte abriu a videoconferência mostrando os números da produção de sementes da cultivar nesta última safra nas seis regionais, conforme a tabela abaixo.

REGIONAL

IRGA 431 CL (ha)

TOTAL DE SEMENTES (ha)

Fronteira Oeste

3.027,5

Zona Sul

1.865,1

Central

PC Externa

2.538,3

PC Interna

1.441,4

2.971,5

15.214,3

Na sequência, o engenheiro agrônomo Fernando Fumagalli falou sobre a qualidade de grãos de 431. Conforme o pesquisador, a cultivar possui excelente qualidade de grãos. A 431 apresenta bom rendimento de grãos inteiros e uma baixa área gessada, o que torna o grão desejável, principalmente, para a indústria e o consumidor final.

FOTO 2
Apresentação da área gessada da 431 CL por regional - Foto: Reprodução

A engenheira agrônoma Glaciele Barbosa enfocou o manejo, a partir de experimentos nas estações de pesquisa, e dos dados levantados na safra 2019/2020 pelos extensionistas do Irga, que acompanharam 8.194 hectares semeados em 215 lavouras gaúchas. É do município de Agudo a lavoura mais produtiva, que colheu 13.561 quilos da nova cultivar. Outra, de Lavras do Sul, colheu 13.235 quilos em 70 hectares.

Glaciele ressaltou dois aspectos importantes na questão do manejo: época de plantio e adubação. A recomendação é que a semeadura da 431 ocorra na segunda quinzena de outubro para obter uma melhor produtividade, por se tratar de uma cultivar precoce, e que os plantios dentro do mês de setembro sejam evitados. Já sobre adubação, foi destacado que a 431 é bastante responsiva neste quesito. A orientação é que seja adubada com nitrogênio, fósforo e potássio para expectativa muito alta de resposta à adubação.

Para consultar a lista dos produtores de sementes da cultivar IRGA 431 CL clique aqui.