Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Risco de granizo nesta terça-feira

Publicação:

monitoramento climático granizo
Por SOMAR METEOROLOGIA

A chuva foi mais fraca que o normal na última semana no RS. Áreas da fronteira com o Uruguai receberam algo entre 25 e 35 milímetros em sete dias. As planícies costeiras receberam menos de 15mm. Nesta segunda-feira (7), a presença de uma massa de ar frio deixa o tempo seco na maior parte do Estado. Em Capão do Leão, a temperatura mínima alcançou 5°C.

Alerta para tempestades no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (8), com potencial para vendaval e granizo em todo o Estado. Até quinta-feira (10), ainda há previsão de chuva, porém mais fraca e, a partir da sexta-feira (11), a entrada de uma nova massa de ar polar deixará o tempo seco e a temperatura mais baixa.

Na terça-feira da semana que vem (15), voltará a chover em todo o Estado. Em sete dias, até 13 de junho, estima-se acumulado de chuva em torno dos 20mm no Rio Grande do Sul.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Tempo nublado com potencial para chuva a partir da tarde desta segunda-feira (7). O acumulado previsto entre segunda e terça (8) não alcança 5mm. A partir da quarta-feira (9), esperam-se maiores períodos de sol, embora não seja descartada uma última precipitação fraca na noite da quinta-feira (10). Posteriormente, no fim de semana, a temperatura declinará com mínima de até 8°C. A próxima precipitação, por enquanto mais forte que a desta semana, acontecerá a partir de meados da semana que vem.

Campanha

Madrugada um pouco mais fria com mínima em torno dos 9°C nesta segunda-feira (7). No decorrer do dia, a quantidade de nuvens aumenta e há previsão pancadas de chuva com trovoadas. A precipitação prosseguirá até a quinta-feira (10), mas o acumulado será baixo, em torno dos 5mm. A temperatura máxima alcança 18°C nesta segunda e os termômetros oscilarão entre 14°C e 18°C na terça (8). No fim de semana, voltará a esfriar com mínima de 6°C no sábado (12). A próxima precipitação, por enquanto mais forte que a desta semana, acontecerá a partir de meados da semana que vem.

Central

Tempo nublado na maior parte desta segunda-feira (7), com potencial para pancadas de chuva e trovoadas até o fim do dia. Na terça (8), há grande risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. O acumulado oscila em torno dos 20mm entre segunda e terça. A partir da quarta-feira (9), retornará o tempo seco e, no fim de semana, a temperatura mínima declinará para 6°C. A próxima precipitação deverá vir em meados da semana que vem.

Planície Costeira Interna

A quantidade de nuvens aumenta no decorrer desta segunda (7), com potencial para pancadas de chuva com trovoadas a partir da noite. A precipitação vem acompanhada de granizo e vendaval. O acumulado previsto até a quarta-feira (9) alcançará 40mm. A partir da quinta-feira (10), o tempo seco predominará e, no fim de semana, a temperatura mínima declinará para até 6°C. Há previsão de chuva a partir de meados da semana que vem, mas ela deverá ser mais fraca que a atual.

Planície Costeira Externa

Tempo nublado com eventual chuva fraca nesta segunda-feira (7). A precipitação mais intensa acontecerá entre terça (8) e quarta-feira (9), com potencial para vendaval e queda de granizo. O acumulado deve alcançar 30mm. A partir da quinta-feira (10), retornará o tempo seco e a temperatura mínima declinará até os 8°C no sábado (12). Há previsão de chuva a partir de meados da semana que vem, mas ela deverá ser mais fraca que a atual.

Zona Sul

Madrugada um pouco mais fria com mínima em torno dos 5°C nesta segunda-feira (7). No decorrer do dia, a quantidade de nuvens aumenta e há previsão pancadas de chuva com trovoadas a partir da noite. A precipitação prosseguirá até a quinta-feira (10), com acumulado em torno dos 30mm. A temperatura máxima alcança 17°C nesta segunda-feira e os termômetros oscilarão entre 15°C e 17°C na terça (8). No fim de semana, voltará a esfriar com mínima de 7°C no sábado (12). A próxima precipitação acontecerá a partir de meados da semana que vem.

IRGA