Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana com calor e pancadas de chuva

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

No início da semana passada, a passagem de um sistema de baixa pressão atmosférica trouxe chuva irregular ao Rio Grande do Sul. Áreas do Centro, Sul e Oeste do Estado receberam até 50 milímetros. Mesmo assim, a umidade do solo permaneceu baixa no período exigindo irrigação complementar. No mês, o acumulado varia entre 100 e 200mm e a temperatura está próxima da média na maior parte das áreas produtoras.

A semana será caracterizada pelo calor e pelas pancadas de chuva. De uma forma geral, o acumulado total será baixo, inferior aos 10mm na maior parte das áreas produtoras.

Somente no Leste, região da Planície Costeira Externa, espera-se chuva mais intensa, entre 40 e 60mm. Boa parte dessa precipitação acontecerá na quinta-feira (30). O próximo período com chuva significativa acontecerá entre 9 e 16 de fevereiro.

0002 (11)
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Semana quente na Fronteira Oeste, com máximas entre 35°C e 40°C na maior parte dos dias. Somente na entre a quinta (30) e sexta-feira (31), a maior quantidade de nuvens deixará a temperatura mais baixa, em torno dos 30°C. Na quarta-feira (29), a aproximação de uma frente fria causa pancada isolada de chuva com acumulado em torno dos 35mm. Na próxima semana, outros episódios de chuva isolada acontecerão entre o domingo (2) e quarta-feira (5) com acumulado médio de 25mm.

Campanha

Semana quente na Campanha, com máximas entre 35°C e 40°C na maior parte dos dias. Somente na quinta-feira, a maior quantidade de nuvens deixará a temperatura mais baixa, em torno dos 30°C. Na quarta-feira, a aproximação de uma frente fria causa pancada isolada de chuva com acumulado inferior aos 10mm. Na próxima semana, outro episódio de chuva isolada acontecerá por volta da terça-feira (4).

Central

Semana quente na Região Central, com máximas entre 35°C e 40°C na maior parte dos dias. Somente entre quinta e sexta-feira, a maior quantidade de nuvens deixará a temperatura mais baixa, entre 25°C e 30°C. Além disso, entre quarta e sexta-feira, a aproximação de uma frente fria causa pancada isolada de chuva com acumulado entre 10mm e 15mm. Embora o acumulado previsto seja baixo, a precipitação vem acompanhada de rajadas de vento acima dos 60km/h. Na próxima semana, outros dois episódios de chuva isolada acontecerão no domingo e na terça-feira.

Planície Costeira Interna

Temperatura em elevação na Planície Costeira Interna, com máximas acima dos 35°C até a quarta-feira. Entre a quarta e quinta-feira, a aproximação de uma frente fria causa pancada isolada de chuva com acumulado médio em torno dos 15mm. Embora o acumulado previsto seja baixo, a precipitação vem acompanhada de rajadas de vento acima dos 60km/h. Na próxima semana, novos episódios de pancadas isoladas de chuva acontecerão entre a segunda e quinta-feira.

Planície Costeira Externa

Semana abafada e com pancadas de chuva que acontecem nesta segunda-feira e entre quarta e quinta-feira. A precipitação mais intensa acontecerá na quinta-feira e o acumulado total semanal deverá passar dos 50mm especialmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, estima-se algo entre 20mm e 40mm. Além de tudo, na quarta-feira, a chuva vem acompanhada de rajadas de vento acima dos 60km/h. A temperatura máxima chega aos 37°C na quarta-feira e no próximo domingo. Na próxima semana, novas pancadas de isoladas de chuva acontecerão entre o domingo e a quinta-feira.

Zona Sul

Temperatura em elevação na Zona Sul, com máximas acima dos 35°C até a quarta-feira. Hoje, na quarta e na quinta-feira, há previsão de chuva isolada. O acumulado total não chega aos 10mm. Na próxima semana, novos episódios de pancadas isoladas de chuva acontecerão entre a segunda e quinta-feira (6).

IRGA