Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana será de geadas entre terça e quinta-feira

Publicação:

monitoramento climático tempo frio
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Uma sequência de frentes frias traz chuva mais frequente ao Rio Grande do Sul e paralisa momentaneamente as atividades agrícolas na Metade Norte do Estado. Destacamos acumulado de 45 milímetros em Venâncio Aires, 35mm em Lagoa Bonita do Sul e de 25mm em Ijuí.

A chuva prosseguirá nesta segunda-feira (27) sobre a Metade Norte do Estado, mas a partir de terça-feira (28), todo o Rio Grande do Sul passará por um período de tempo seco e formação de geadas nas primeiras horas da manhã. A mínima varia entre 0°C e 3°C no Centro, Oeste e Sul do Estado.

A partir do fim de semana, a temperatura voltará a subir. A formação de um bloqueio atmosférico manterá o tempo seco e a temperatura mais elevada até pelo menos o fim do primeiro decêndio de agosto.

Mapa 27
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Tempo nublado, mas sem chuva na Fronteira Oeste nesta segunda-feira (27). A temperatura despenca nos próximos dias e a mínima chega aos 2°C na quarta-feira (29) com geadas amplas. Na sexta-feira (31), a quantidade de nuvens voltará a aumentar, mas sem chuva. No fim de semana, esperam-se temperaturas bem mais elevadas com mínimas acima dos 15°C.

Campanha

Tempo nublado com eventual chuva fraca nesta manhã de segunda-feira (27) na Campanha. A partir de terça (28), no entanto, espera-se tempo seco e temperaturas baixa. A mínima chegará a 0°C na quarta-feira (29), com formação de geadas amplas. A partir do fim de semana, a temperatura voltará a subir com mínimas acima dos 15°C.

Central

Tempo nublado com eventual chuva fraca nesta manhã de segunda-feira (27) na Região Central. A partir de terça (28), no entanto, espera-se tempo seco e temperaturas baixa. A mínima chegará a 2°C na quarta-feira (29) com formação de geadas amplas. Na sexta-feira (31), a quantidade de nuvens voltará a aumentar, mas sem chuva. No fim de semana, esperam-se temperaturas bem mais elevadas com mínimas acima dos 15°C.

Planície Costeira Interna

Tempo nublado com eventual chuva fraca nesta manhã de segunda-feira (27) na Planície Costeira Interna. A partir de terça (28), no entanto, espera-se tempo seco e temperaturas baixa. A mínima chegará a 3°C na quarta-feira (29) com formação de geadas. Posteriormente, na segunda metade da semana, o vento volta a soprar de norte aumentando a temperatura mínima para valores acima dos 15°C.

Planície Costeira Externa

Frente fria causa chuva com trovoadas entre segunda (27) e terça-feira (28) na Planície Costeira Externa. O acumulado chega a quase 30mm. A partir da quarta-feira (29), o tempo seco retornará com declínio da temperatura. A mínima chega aos 7°C. Posteriormente, na segunda metade da semana, o vento volta a soprar de norte aumentando a temperatura mínima para valores acima dos 15°C.

Zona Sul

Tempo nublado, mas sem chuva na Zona Sul nesta segunda-feira (27). A temperatura despenca nos próximos dias e a mínima chega aos 1°C na quarta-feira (28) com geadas amplas. Na sexta-feira (31), a quantidade de nuvens voltará a aumentar com eventual chuva fraca. No fim de semana, esperam-se temperaturas bem mais elevadas com mínimas acima dos 15°C.

IRGA