Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Temperaturas mais amenas nesta semana

Publicação:

>
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

O Rio Grande do Sul vive uma crise hídrica. O Rio Uruguai, na altura de Barra do Quaraí, está com uma profundidade de menos de um metro. Nos últimos sete dias, praticamente não choveu sobre o Estado. O maior acumulado foi registrado sobre o Alto Uruguai (Norte gaúcho) com pouco mais de 25 milímetros e que não foi capaz de aumentar o nível da bacia.

A semana será caracterizada por pouca chuva e temperaturas baixas. Enquanto a Zona Sul permanecerá sob tempo seco, alguns municípios do Litoral Norte próximos da divisa com Santa Catarina receberão 30mm. O frio chama atenção com mínima inferior aos 10°C na madrugada desta terça-feira (17) na Campanha Gaúcha. O calor somente reaparecerá a partir do domingo (22) no RS.

Na semana que vem, a "gangorra" da chuva penderá para o Sul do Brasil. E uma boa notícia é que pelo menos serão quatro dias com chuva forte, o que deverá trazer, além de um acumulado mais elevado, uma precipitação mais abrangente. Tanto que a precipitação oscila entre 50mm e 70mm no Centro e Oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas produtoras, estima-se algo entre 30mm e 50mm na última semana de novembro.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Uma frente fria traz nuvens e eventual chuva fraca à Fronteira Oeste na manhã desta segunda-feira (16). A partir de terça (17), no entanto, espera-se tempo seco até o fim de semana. A madrugada de terça-feira será mais fria, com mínima de 14°C. As tardes, no entanto, tornam-se cada vez mais quentes com máxima de até 30°C no sábado (21). O vento mais intenso é esperado para a tarde de sábado, com rajadas de pouco mais de 35km/h de Sul. O vento sopra entre Leste e Sudeste e as rajadas passam dos 40km/h na quinta-feira (20). Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).

Campanha

Tempo seco quase na Campanha nesta semana. Há uma leve precipitação prevista para a tarde da quinta-feira (19). A próxima madrugada será fria, com mínima entre 9°C e 12°C. A maior parte dos dias será ensolarada e a rajada de vento mais intensa de Leste acontecerá na sexta-feira (20), com 40km/h. Apesar das madrugadas mais frias, a temperatura máxima permanecerá estável na casa dos 27°C, até o fim de semana. Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre terça-feira (24) e sábado (28).

Central

Uma frente fria traz nuvens e eventual chuva fraca à Região Central nesta manhã de segunda-feira (16). A partir de terça (17), no entanto, espera-se tempo seco até o fim de semana. As madrugadas de quarta (18) e sexta-feira (20) serão mais frias, com mínima de 13°C. Já a temperatura máxima permanecerá estável entre terça-feira e sábado (21), na casa dos 27°C. O vento sopra entre Leste e Sudeste e as rajadas passam dos 40km/h na quinta-feira (19). Além de tudo, espera-se maior radiação solar a partir da quinta-feira na Região Central do Estado. Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre quarta-feira (25) e sábado (27).

Planície Costeira Interna

Tempo seco quase na Planície Costeira Externa nesta semana. Há uma leve precipitação prevista para o decorrer da sexta-feira (20). A próxima madrugada será fria com mínima de 13°C. A máxima alcançará até 26°C na quarta (18) e quinta-feira (19). A maior parte da semana será nublada e as rajadas de Sul e Sudeste passam dos 35km/h na terça-feira (17). Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre terça-feira (24) e sábado (28).

Planície Costeira Externa

Frente fria traz chuva à Planície Costeira Externa nesta segunda-feira (16). Na divisa com Santa Catarina, há risco de temporais com rajadas de vento e eventual queda de granizo na tarde desta segunda. A partir de terça (17) e até o sábado (21), o tempo permanecerá seco, porém nublado. Além disso, a amplitude térmica ficará baixa com mínima de 17°C e máxima que não passará dos 23°C nos próximos dias. No fim de semana, o vento nordestão será intenso, com rajadas de até 55km/h. Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre quinta-feira (26) e sábado (28).

Zona Sul

Semana com tempo seco na Zona Sul. As tardes mais ensolaradas acontecerão entre segunda (16) e quarta-feira (18). O vento sopra moderado do quadrante Sul, com rajadas de quase 45km entre segunda e terça-feira (17). Faz frio na próxima madrugada, com mínima de 11°C. A maior temperatura máxima acontecerá na quinta-feira (19) com 24°C. Na semana que vem, as pancadas de chuva retornam entre terça (24) e quarta-feira (25).

IRGA