Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Biblioteca do Irga passa a se chamar Paulo Annes Gonçalves

Publicação:

FOTO ATUAL DA BIBLIOTECA
Biblioteca conta com acervo de cinco mil documentos - Foto: Arquivo/Irga

Ocorre nesta quinta-feira (13) a solenidade de denominação da Biblioteca do Irga, que passará a se chamar Biblioteca Paulo Annes Gonçalves, homenagem póstuma a um dos mais destacados servidores da autarquia. A cerimônia ocorre às 14 horas no prédio 11 da Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, onde está localizado o acervo de aproximadamente cinco mil documentos do Instituto Rio Grandense do Arroz.

Nascido em Porto Alegre em 1907, Paulo Annes Gonçalves ingressou no Irga em 1943, sendo o primeiro engenheiro agrônomo contratado pelo órgão. O servidor por três vezes ocupou a função de diretor técnico do instituto. Foi por iniciativa de Gonçalves que a biblioteca do Irga foi criada, em 1953, com a finalidade de organizar e divulgar a documentação do instituto. O agrônomo se aposentou do Irga em 1966, vindo a falecer em 1997.

BONECO PAULO ANNES GONCALVES
Paulo Annes Gonçalves - Foto: Arquivo Pessoal

Entre as distinções que recebeu, Paulo Annes Gonçalves foi homenageado pelo governo da França com a medalha Ordre du Mérite Agricole, grau de Chevalier, comenda entregue pelo cônsul da França em Porto Alegre, em 1965. Em 1975, foi agraciado com a medalha Honra ao Mérito no Serviço Público pelo governo gaúcho. Em 1985, recebeu do governo do Rio Grande do Sul a Medalha Assis Brasil, por sua “distinguida atuação no setor de agricultura”.

A Seção de Informação e Documentação, responsável por coordenar a Biblioteca no Irga, presta serviço de orientação aos usuários, empréstimos interbibliotecários, serviço de reprografia, Comutação Bibliográfica (Comut) e acesso à Biblioteca Virtual do Irga. Seu acervo é composto por livros, folhetos, periódicos e separatas (publicação de “reprints” de matérias, pesquisas ou artigos científicos), a maioria abordando a cultura do arroz. Para consultar seu acervo acesse http://biblioteca.irga.rs.gov.br/irga/. O setor é coordenado pela bibliotecária Tania Maria Dias Nahra.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA