Conheça o Irga

FOTO 1
Sede administrativa do Irga, em Porto Alegre - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é uma entidade pública, como autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.

Sua sede é em Porto Alegre (RS), na Avenida Farrapos, 3.999, bairro Navegantes, onde fica a Diretoria Executiva, formada pelo presidente e seus diretores Técnico, Comercial e Administrativo, e os demais departamentos, assessorias e divisões. Além da Diretoria Executiva, o Instituto é administrado por seu Conselho Deliberativo, formado por 76 produtores rurais e quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda, e por uma Comissão de Controle, com integrantes das secretarias estaduais da Agricultura, Planejamento e da Fazenda.

O Irga também possui uma Estação Experimental do Arroz na cidade de Cachoeirinha (RS), seis Coordenadorias Regionais e Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) em outros 37 municípios gaúchos. Mantém ainda campos experimentais regionais em Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul (junto à Barragem do Capané), Palmares do Sul (na Granja Vargas), Camaquã e Torres.

Entre os principais serviços prestados pelo Irga estão: Análise de solo, água e sementes; Produção e distribuição de sementes básicas; Divulgação diária da previsão do tempo para todo o RS; Planejamento de lavouras; Projeto de sistematização do solo; Promoção de palestras, cursos e seminários; Incentivo ao consumo do arroz; Publicação da revista Lavoura Arrozeira; Licenciamento de cultivares de arroz e soja; Divulgação dos números das safras e da taxa CDO; Promoção de Dias de Campo; e Manutenção de Biblioteca com amplo material de pesquisa.

NOSSA HISTÓRIA

Lavoura antiga

A trajetória do Irga começa com a iniciativa do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, que para dinamizar a cultura no Estado resolveu transformar o sindicato no Instituto do Arroz do Rio Grande, no dia 31 de maio de 1938, sendo oficializado pelo Decreto nº 7.296. Seu principal objetivo era a defesa dos segmentos da orizicultura, o desenvolvimento de pesquisa e assistências técnicas aos produtores.

No dia 20 de junho de 1940 foi criado como entidade pública, já com o nome de Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), por meio do Decreto-Lei nº 20, tendo como finalidade principal incentivar, coordenar e superintender a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado. Finalmente, em 31 de dezembro de 1948, o Irga foi institucionalizado por meio da Lei nº 533, que em 2011 recebeu modificações pela Lei nº 13.697.

Irga antigo
Depósito do Irga em Porto Alegre na década de 1950 - Foto: Arquivo/Irga

O Irga é mantido pelo pagamento da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO), regulamentada pela Lei nº 5.645/1968. É contribuinte da Taxa CDO o produtor de arroz, atribuindo-se a responsabilidade de cobrança e recolhimento do tributo ao beneficiador, exportador ou importador de arroz em casca.

NOSSO NEGÓCIO

Soluções para o arroz.

NOSSA MISSÃO

Gerar e difundir soluções e inovações para cadeia produtiva do arroz no RS.

NOSSA VISÃO ATÉ 2022

Consolidar o RS como referência mundial na produção sustentável de arroz irrigado.

NOSSOS PRINCÍPIOS

CREDIBILIDADE - Ter relação de confiança e integridade;

INOVAÇÃO - Buscar soluções diferenciadas que agreguem valor;

EXCELÊNCIA - Buscar persistentemente as melhores práticas;

RESPEITO - Respeitar o relacionamento com todos;

SUSTENTABILIDADE - Viabilizar o desenvolvimento econômico e socialmente justo, respeitando o meio ambiente;

COMPROMETIMENTO - Exercer o trabalho em equipe, com vontade, participação e envolvimento.

TRANSPARÊNCIA - Trabalhar com honestidade e sinceridade nas nossas ações.