Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo faz parte da administração do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ao lado da Diretoria Executiva e da Comissão de Controle. Composto por 76 produtores, com dois suplentes cada um, o Conselho do Irga conta com quatro integrantes indicados pela indústria e comércio do arroz e dois indicados pela Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul Ltda.

Os representantes devem se reunir, no mínimo, três vezes ao ano e têm como função aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva, entre outras atribuições. Eleitos pelas comunidades do setor para uma gestão de três anos, os conselheiros representam municípios das seis regiões arrozeiras que obtiveram uma produção igual ou superior a 200 mil sacos de 50 kg de arroz.

A regionalização do Conselho, aprovada no Regime Interno, em 2006, foi um grande avanço para os agricultores, sendo realizadas reuniões focadas nas demandas de cada região. 

O Conselho possui seis comissões, entre elas, a Política Institucional, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Granizo, Pesquisa e Extensão, Orçamento e Gestão e Patrimônio. As comissões se reúnem para discutir assuntos específicos do Instituto e da lavoura.

A cada três anos de gestão, é realizada eleição do Conselho. Para ter direito a voto, o arrozeiro precisa estar inscrito no Irga como produtor rural.

Acesse aqui a lista de conselheiros

IRGA