Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva enfraquece no RS

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Nos últimos sete dias, choveu mais que o normal no Médio Uruguai, região de São Luiz Gonzaga, além de áreas do centro e norte do Rio Grande do Sul. O acumulado variou entre 35 e 130 milímetros ajudando a minimizar o declínio do nível de reservatórios. No mês, áreas do Centro do Rio Grande do Sul já acumulam valores entre 150 e 200mm, muito em função de um período mais chuvoso registrado no segundo decêndio de janeiro. Apesar do reaparecimento das precipitações, isto não quer dizer que a partir de agora elas serão frequentes.

Previsões mostram que as próximas seis semanas serão caracterizadas por chuva abaixo da média na maior parte do Estado. Nesta semana, apenas na fronteira com a Argentina receberá chuva mais intensa, acima da média para o período, pela passagem de um sistema de baixa pressão. De uma forma geral, o acumulado varia entre 15 e 30mm. O calor predomina durante toda a semana com temperaturas máximas acima dos 35°C no Centro, Oeste e Sul do Rio Grande do Sul.

Página 1
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Pancadas de chuva com trovoadas alcançam a Fronteira Oeste entre hoje e amanhã. O acumulado será variável, desde os 5 até os 30mm, mas podemos afirmar que a chuva mais intensa do Rio Grande do Sul acontecerá em municípios desta região. A partir da quarta-feira (22), o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 27 de janeiro. Chama-se a atenção para rajadas de vento mais fortes de leste entre a quarta e quinta-feira (23) com velocidade entre 45km/h e 55km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C.

Campanha

Pancadas de chuva com trovoadas alcançam a região da Campanha entre segunda (20) e quarta-feira com acumulado entre 10mm e 20mm associadas com o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. A partir da quinta-feira, o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 28 de janeiro. Chama-se a atenção para o calor extremo previsto por volta de 26 de janeiro com máximas acima dos 40°C. Antes disso, entre a quarta e quinta-feira, esperam-se rajadas de vento mais fortes de leste com velocidade entre 40km/h e 50km/h.

Central

Pancadas de chuva com trovoadas alcançam a região da Central entre terça (21) e quarta-feira com acumulado em torno dos 20mm associadas com o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. A partir da quinta-feira, o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 28 de janeiro. Chama-se a atenção para rajadas de vento mais fortes de leste entre a quarta e quinta-feira com velocidade entre 40km/h e 50km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C.

Planície Costeira Interna

Pancadas de chuva com trovoadas alcançam a Planície Costeira Interna entre amanhã e quinta-feira com acumulado em torno dos 15mm associadas com o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. A partir da sexta-feira, o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 28 de janeiro. Chama-se a atenção para rajadas de vento mais fortes de leste entre a terça e quinta-feira com velocidade entre 50km/h e 60km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C.

Planície Costeira Externa

Semana úmida com precipitação entre fraco e moderado desde a terça até a sexta-feira. O acumulado será variável, desde os 5mm até os 25mm. A partir do fim de semana, o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 27 de janeiro. Chama-se a atenção para rajadas de vento mais fortes de leste entre a quarta e quinta-feira com velocidade entre 45km/h e 55km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C. O vento de nordeste, o famoso nordestão, será persistente até a quinta-feira com rajadas de até 55km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C.

Zona Sul

Pancadas de chuva com trovoadas alcançam a Zona Sul entre hoje e quarta-feira com acumulado entre 10mm e 20mm associadas com o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. A partir da quinta-feira, o tempo seco retorna com a próxima precipitação prevista a partir de 28 de janeiro. Chama-se a atenção para rajadas de vento mais fortes de leste entre a quarta e quinta-feira com velocidade entre 45km/h e 55km/h. O calor predomina durante toda a semana com máximas acima dos 35°C.

IRGA