La Niña retorna no fim do ano

rain 3443977 1920
Setembro deve ter acumulados entre 100mm e 150mm na maior parte do RS - Foto: Pixabay
Por SOMAR METEOROLOGIA

Temperatura da superfície do mar

As temperaturas do Oceano Pacífico estão próximas da média climatológica, por isso, atualmente, estamos em neutralidade em relação ao fenômeno El Niño. Em profundidade, uma bolha de água mais fria começa a ganhar força e, nos próximos meses, esta água mais fria vai emergir no Pacífico Leste. Por isso, a tendência é de que na primavera o Pacífico Equatorial volte a esfriar e termine o ano com um viés negativo, mais próximo de uma tendência de La Niña.

Apesar disso, simulações mais recentes indicam acumulado próximo da média histórica no Rio Grande do Sul no trimestre agosto-setembro-outubro. Vale a ressalva, no entanto, que a precipitação não será bem distribuída. O mês de outubro, por exemplo, será menos chuvoso que o normal. Além disso, a partir daí até o fim do ciclo do arroz, espera-se chuva abaixo da média no Estado. O frio com potencial para geadas será visto até meados de setembro, mas a temperatura deverá subir durante a semeadura.

Previsão geral da temperatura

Julho foi frio com três quedas acentuadas de temperatura. Novas ondas de frio serão vistas até pelo menos meados de setembro. A tendência para o trimestre agosto-setembro-outubro é de temperatura próxima da média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul. Apenas nas áreas mais próximas da costa, a maior frequência de frentes frias deixará a temperatura abaixo da média histórica.

Previsão geral da precipitação

O trimestre agosto-setembro-outubro terá precipitação próxima da média, mas com distribuição irregular entre os meses. De qualquer forma, comparando-se com 2020, a quantidade de chuva será maior em 2021. O nível dos reservatórios não será totalmente preenchido, mas a tendência é de maior disponibilidade de água para a irrigação comparando-se com a safra passada.

Em números absolutos, agosto deverá terminar com acumulado de pelo menos 90 milímetros na maior parte dos municípios produtores. Alguns extremos de 150mm serão observados na Metade Sul do Estado. Em setembro, estima-se acumulado entre 100mm e 150mm na maior parte do RS. Em outubro, a precipitação enfraquecerá sobre a maior parte das áreas produtoras com acumulado inferior aos 100mm. E a partir daí, a tendência será de chuva abaixo da média histórica até o fim do ciclo do arroz, no início de 2022.

Previsão
Anomalia da precipitação trimestral na Região Sul - Foto: Reprodução/Somar