Abertura da Colheita do Arroz terá espaço para encontros paralelos

20180216102000reuniao-camara-setorial-credito-fagner-almeida-divulgacao.jpg
Reunião da Câmara Setorial realizada em 2017 durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz - Foto: Fagner Almeida/Divulgação

Além dos Fóruns Técnico e Mercadológico e das vitrines tecnológicas, outras palestras e debates fazem parte da programação da 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS). O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), também receberá a tradicional reunião da Câmara Setorial do Arroz, que geralmente ocorre em Brasília (DF), mas todo ano uma edição do encontro é realizada dentro da programação da Abertura da Colheita e que acontecerá no dia 21 de fevereiro pela manhã.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho, em 2017 foi realizado um trabalho forte em busca do mercado internacional para o arroz brasileiro e a solução dos entraves comerciais e sanitários para que o produto efetivamente pudesse participar das rodadas internacionais. "Neste aspecto tivemos por parte do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Relações Internacionais uma boa acolhida aos nossos pleitos. Evidentemente ficamos restritos em função das organizações internas e as barreiras que são criadas para entrar nestes mercados. Se planeja para 2018 a mesma atitude pois precisamos inserir o nosso produto no maior número de mercados possíveis", destaca.

Coutinho salienta que a entrada do arroz do Mercosul, especialmente do Paraguai, e as diferenças de custo de produção e tributárias, estarão em pauta na Câmara Setorial. O dirigente ressalta também que outra atitude do órgão foi o de mostrar ao governo as dificuldades e entraves do setor, especialmente de custos e a questão tributária. "Nossa medida prioritária para 2018 tem em uma das questões o acompanhamento da reforma tributária, além da equação do ICMS interno. Estamos apoiando integralmente o ICMS igualitário para a cesta básica, projeto da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). Esta é uma prioridade para 2018, além da comercialização da safra onde todo o ano passado tivemos focados para conseguir os recursos anunciados recentemente pelo governo federal", aponta.

Outro destaque da programação será a palestra sobre os benefícios do arroz para a saúde, seguida da oficina de manipulação da farinha de arroz e reaproveitamento do Cereal, nos dias 21 e 22 de fevereiro às 10h. Ministram a palestra a nutricionista do Irga, Carolina Pitta, e a vice-presidente da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), Ester Benatti. Segundo Carolina, o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), organizado pelo Irga, vai valorizar a expertise das produtoras que já têm conhecimento sobre as qualidades do grão, mas talvez desconheçam as funcionalidades e a versatilidade da farinha, "que pode ser utilizada nos preparos diários na residência e também como uma oportunidade de geração de renda extra para as famílias", explica.

A 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz conta com o patrocínio Premium do Irga, Master de Basf, Case, New Holland, John Deere e Massey Ferguson, Ouro de Banco do Brasil e Sicredi, e Prata de Banrisul, Caixa, Bellenzier Pneus/Pirelli e Badesul. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na entrada do evento. Mais informações podem ser obtidas em www.colheitadoarroz.com.br.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective