Alunos de Nutrição da UFCSPA conhecem o Programa de Valorização do Arroz do Irga

20160809145122img-6917-site.jpg
Provarroz foi tema de aula na disciplina de Técnica Dietética - Foto: Luciara Schneid/Irga

Alunos do 4º semestre do curso de Nutrição da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) participam nesta quarta-feira (10) da primeira aula prática proporcionada a partir das ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A segunda ocorre na próxima quarta-feira (17). Na última quarta-feira (03), durante a disciplina de Técnica Dietética, em sala de aula, 26 alunos assistiram à explanação da nutricionista Cleusa Amaral, que falou sobre o arroz e seus derivados e os benefícios que o cereal proporciona à saúde humana.

Além de conhecerem um pouco mais sobre a cultura do arroz e os seus coprodutos, os alunos receberam material de divulgação do Provarroz, que contém sugestões de preparos do arroz em sobremesas, bolos e pratos principais. A professora da disciplina de Técnica Dietética, Valdeni Zani,  disse se sentir honrada em conhecer e proporcionar aos seus alunos conhecerem um pouco mais sobre o trabalho de nutrição de uma instituição como o Irga, que tem uma trajetória “fantástica” e que representa um segmento responsável pelo cultivo de um dos principais alimentos dos brasileiros e seus derivados.

Durante as aulas práticas, que serão realizadas no laboratório de Dietética, os alunos serão divididos em duas turmas, para o melhor aproveitamento. Eles irão acompanhar o preparo pela nutricionista do Irga, de pratos doces e salgados em que serão utilizados o arroz e seus derivados, como a farinha de arroz, em substituição a de trigo.

O Provarroz foi lançado neste ano e através dele, são realizadas ações junto a profissionais das áreas da saúde e formadores de opinião com o objetivo de multiplicar os conhecimentos em relação aos benefícios do cereal, dentre eles, o de auxiliar no tratamento de diabetes, não conter glúten, excelente regulador intestinal, prevenir doenças cardiovasculares, auxiliar no combate à osteoporose, entre outros.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br