Arroz Irrigado é tema de encontro nesta sexta-feira (14), em Rio Pardo
Publicação:
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Rio Pardo (Coparroz) e Sindicato Rural programa palestras sobre o manejo da lavoura de arroz e mercado, nesta sexta-feira (14), às 19 horas, no Sindicato Rural de Rio Pardo. O evento faz parte da programação da 45ª Expofeira e 7ª Rio Pardo, Feira e Festa, que acontece nos dias 13 a 16 de novembro de 2008. Segundo o chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga de Rio Pardo, José Fernando de Andrade o objetivo é transferir tecnologias para altas produtividades aos arrozeiros.
Os presidentes do Irga e da Coparroz, Maurício Fischer e Antonio Barbosa Netto Junior, abrem o seminário que conta com a presença de produtores, técnicos, pesquisadores e representantes de entidades arrozeiras. A expectativa é que cerca de 100 pessoas participem.
O diretor Técnico do Irga, Valmir Menezes, irá palestrar às 19h30, sobre “Estratégias para a Alta Produtividade” e às 20h30, o Analista de Mercado, Camilo Oliveira aborda as “Perspectivas do Mercado de Arroz safra 2008/09”.
Participam do evento, o supervisor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Luis Antonio Valente, o coordenador da Regional da Depressão Central, Jaceguay Barros e agrônomos dos Nates da região.
Na safra 2007/08, o município de Rio Pardo obteve uma produtividade média de 6,6 toneladas por hectare em uma área de 17.550 hectares. Para a safra 2008/09 a meta é obter uma produtividade média de 7 toneladas por hectare em uma área de 17.800 hectares. Conforme Andrade, 64% da área do município já está semeada e 33% da lavoura está em estádio vegetativo.