Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Artigo: Produtividade histórica do arroz no RS

Publicação:

Post 29 05 yeldgap
Por PABLO MAZZUCO DE SOUZA

Você sabe como foi o avanço da produtividade do arroz no Rio Grande do Sul ao longo da história? E a importância do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) nesses avanços?

O Rio Grande do Sul se destaca no cenário mundial quando o assunto é aumento de produtividade de arroz, ganhos genéticos, avanços de conhecimento em manejo e sustentabilidade.

Com base nos dados do Irga e no relato pessoal do doutor Paulo Sérgio Carmona, agrônomo e pesquisador aposentado da mesma Instituição, montamos uma linha do tempo de 100 anos da lavoura de arroz do RS para contar um pouco da história dos ganhos de produtividade e dos acontecimentos que marcaram estes importantes avanços.

O Irga, através da pesquisa e extensão, foi fundamental em todos os eventos que marcaram esta história ou as revoluções que transformaram a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul.

“Hoje, é consenso geral, que o lançamento da variedade BR-IRGA 409 (antes linhagem experimental P790-B4-4) constituiu-se no evento agronômico mais importante para a economia orizícola do Rio Grande do Sul nos últimos 30 anos”, garante Paulo Sérgio Carmona.

Na figura acima temos o avanço da área de cultivo, da produtividade e dos ganhos ou perdas de produtividades nos últimos 80 anos. Neste período o RS aumentou a produtividade em 3,5 vezes. Isso representa 25% a mais que a média de aumento de produtividade no mundo. Se o RS tivesse acompanhado a taxa de evolução da produtividade do mundo, tínhamos que ter ¼ a mais de área sendo semeada para ter a mesma produção.

E o que virá pela frente?

Nesta safra o Rio Grande do Sul está atingindo um recorde em produtividade, fruto da competência dos orizicultores, do clima que conspirou a favor e dos pilares para altos rendimentos muito difundidos via Projeto 10+ pela extensão do Irga.

Pablo Mazzuco de Souza é extensionista do Irga e membro da Equipe FieldCrops

IRGA