Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bate-papo promovido pelo Irga tira dúvidas sobre alimentação

Publicação:

O bate-papo foi comandado pela jornalista Cris Silva ao lado da nutricionista do Irga, Carolina Pitta
O bate-papo foi comandado pela jornalista Cris Silva ao lado da nutricionista do Irga, Carolina Pitta - Foto: Taís Forgearini/Irga

Na tarde de quinta-feira (23) aconteceu mais uma atividade realizada pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que promoveu o evento na Casa Destemperados, em Porto Alegre, sobre os benefícios da alimentação saudável antes, durante e depois da gravidez. O bate-papo foi comandado pela jornalista Cris Silva ao lado da nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, que sanou diversas dúvidas, desmitificando mitos da alimentação e informando sobre a importância do consumo de arroz.

No encontro foram abordadas diversas questões alimentares durante o período gestacional em seus diferentes momentos. Orientações sobre os alimentos que podem ser consumidos e os que se devem ser evitados durante a gestação. Dúvidas com relação a grãos, fibras, frutas, bebidas alcoólicas também foram sanadas por Carolina. Os diferentes tipos de arroz e a importância do grão na alimentação em qualquer período da vida, suas propriedades e vantagens para a saúde foram destacados pela nutricionista. O público pôde degustar entradinhas com o cereal e seus derivados, como a farinha de arroz, por exemplo. Biscuit de parmesão com farinha de arroz, biscoito de arroz integral, saladinha de grãos e húmus de feijão branco estiveram presentes no cardápio de entrada.

A reunião também contou com a participação do chef Christian Alabarce, que deu valiosas dicas para a preparação dos alimentos. Ensinando e reproduzindo a receita do Risoto de Pêra com Gruyère. Ao final, foram servidas porções do risoto e a sobremesa de arroz de leite para degustação do público.

Para Cris, no universo da maternidade existem muitas fábulas em relação à nutrição. “A importância maior deste evento é a informação porque hoje em dia a gente coloca na internet nossas dúvidas e surgem várias informações desencontradas muitas vezes. Ter um bate-papo como esse que oportuniza conversar com uma nutricionista, esclarecendo mitos e verdades e dando dicas. É espetacular o que aconteceu hoje aqui. Têm que repetir mais vezes”, conclui Cris.

Para a empresária Renata Maranghello, participante do evento, a experiência foi bastante positiva. “Gostaria de parabenizar o Irga pela iniciativa de estar trazendo conhecimento e sanando dúvidas alimentares em um momento tão importante da vida de uma mulher. Que tenha mais eventos como este em que a mulher possa se sentir abraçada e acolhida”, destaca Renata.

A arquiteta Taly Wernick Simon, também participante, deixou sua opinião. “Achei bem legal a proposta, foi bem esclarecedor. E também poder aprender e provar um prato tão maravilhoso e simples de fazer com ingredientes tão bons e fáceis foi ótimo”, comenta Taly.

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

 

IRGA