Boletim do arroz de base ecológica está disponível no site do Irga
Publicação:

A publicação apresenta os preceitos da produção de arroz irrigado de base ecológica, como fruto do conhecimento gerado por agricultores em seu processo de produção, alicerçado por instituições de ensino, pesquisa e extensão. “Trata-se de uma ferramenta teórica de orientação atualizada, considerando o ciclo anual dos cultivos e os períodos de safra e entressafra”, informa o boletim.
O cultivo de arroz agroecológico é desenvolvido há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul e envolve, hoje, 389 famílias em uma área total de 3.740 hectares, que se organiza por meio de Grupos de Produção locais e do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico (GGAA). Essa é a maior área cultivada com arroz orgânico na América Latina.
O documento foi editado pelo professor e consultor do Irga Ibanor Anghinoni; pelo técnico orizícola do instituto Edivane Portela; pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS Ricardo Diel; e pelo engenheiro agroecológico Marthin Zang, da Via Campesina.
“A elaboração do boletim foi um esforço conjunto entre Irga, a representação dos agricultores, Emater, IFRS Campus Viamão e Ufrgs por meio do projeto Nexus. O documento traz um conjunto de informações e recomendações que orientam o agricultor para uma melhor condução da lavoura, buscando obter melhores resultados em produção. O arroz de base ecológica tem como objetivo oportunizar aos agricultores um desenvolvimento além de sustentável, que seja também duradouro”, comenta Portela.
O boletim pode ser acessado clicando AQUI.
Assessoria de Comunicação