Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva forte na Planície Costeira Externa terça e quarta

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Entre a quinta (4) e a sexta-feira (5) passadas, pancadas de chuva alcançaram boa parte do Rio Grande do Sul. O acumulado passou dos 50 milímetros em Uruguaiana, Pelotas e no Litoral Norte do Estado. Por outro lado, mal choveu sobre as regiões de Santana do Livramento e Santa Maria. Com exceção de partes da Fronteira Oeste e Campanha, a umidade do solo está adequada para o desenvolvimento agrícola.

A formação de um sistema de baixa pressão na Costa do RS leva chuva à Planície Costeira Externa entre terça (9) e quarta-feira (10). Embora a simulação GFS indique algo entre 5mm e 15mm, a simulação WRF rodada pela Somar Meteorologia mostra chuva forte e pontual sobre a Planície Costeira Externa com acumulados acima dos 50mm. Além da Planície Costeira Externa, há previsão de chuva fraca na Planície Costeira Interna e partes da Zona Sul do Rio Grande do Sul. No Centro, Oeste e Campanha, o tempo permanecerá seco.

Espera-se grande amplitude térmica na segunda metade da semana com madrugadas um pouco frias, mas tardes muito quentes. As máximas devem passar dos 35°C na bacia do Rio Uruguai, enquanto as madrugadas devem ter mínimas entre 12°C e 15°C. Isso indica baixa umidade relativa do ar e dias completamente ensolarados no fim da semana. Entre domingo (14) e quarta-feira (17) que vem, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul com maiores acumulados na Metade Norte do Estado. Uma queda um pouco mais acentuada da temperatura acontecerá por volta do dia 20 de março.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Tempo seco e ensolarado na Fronteira Oeste nos próximos dias. A temperatura nesta segunda-feira (8) oscila entre 17°C e 32°C. Entre sexta-feira (12) e segunda-feira (15), a temperatura máxima oscilará entre 34°C e 35°C (região de Uruguaiana). Em São Borja, a temperatura máxima alcançará 37°C. Além disso, a temperatura mínima elevará até os 21°C, indicando aumento da umidade do ar. Justamente entre o domingo (14) e quarta-feira (17) da semana que vem, há previsão de pancadas isoladas de chuva sobre a região.

Campanha

Tempo seco e ensolarado na Campanha nos próximos dias. A temperatura nesta segunda-feira (8) oscila entre 15°C e 29°C. Terça (9) e quarta-feira (10), a máxima não passa dos 28°C, e a partir da quinta-feira (11), a temperatura da tarde oscilará entre 31°C e 32°C. Além disso, a temperatura mínima subirá até os 18°C a partir da segunda-feira que vem (15), indicando aumento da umidade do ar. Justamente entre a segunda e quarta-feira (17) da semana que vem, há previsão de pancadas isoladas de chuva sobre a região.

Central

Tempo seco e ensolarado na Região Central nos próximos dias. A temperatura nesta segunda-feira (8) oscila entre 15°C e 30°C. Terça (9) e quarta-feira (10), a máxima não passa dos 29°C. Posteriormente, a temperatura voltará a subir, alcançando 34°C na terça-feira da semana que vem (16). A partir da quinta-feira (11), a temperatura da tarde oscilará entre 31°C e 32°C. Além disso, a temperatura mínima subirá até os 19°C no início da semana que vem indicando aumento da umidade do ar. Justamente entre a segunda (15) e quarta-feira da semana que vem (17), há previsão de pancadas isoladas de chuva sobre a região.

Planície Costeira Interna

O desenvolvimento de um sistema de baixa pressão causa pancadas de chuva sobre a Planície Costeira Interna com acumulado inferior aos 10mm entre terça (9) e quarta-feira (10). A temperatura varia entre 17°C e 29°C nesta segunda-feira (8). A máxima declina para 26°C terça (9), mas o calor de 30°C predominará mais para o fim da semana. Entre terça (16) e quarta-feira da semana que vem (17), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas.

Planície Costeira Externa

A formação de um sistema de baixa pressão causa pancadas de chuva e rajadas de vento na Planície Costeira Externa. Embora a simulação GFS indique algo entre 5mm e 15mm, o acumulado poderá ser bem maior de forma pontual. Será o caso de Cidreira, com chuva de aproximadamente 40mm terça (9) e 30mm na quarta-feira (10). Além disso, esperam-se rajadas de vento de Oeste com velocidade de 55km/h na quinta-feira (11). Em Viamão, estima-se acumulado de 30mm na terça-feira e de 15mm na quarta-feira. A partir da quinta-feira (11), a chance de chuva diminui e o sol aparece entre nuvens. A temperatura oscila entre 18°C e 30°C nesta segunda-feira (8). A máxima declina para 27°C na terça-feira, mas retorna aos 30°C mais para o fim da semana. Entre terça (16) e quarta-feira da semana que vem (17), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas.

Zona Sul

Tempo nublado e chuva fraca sobre a Zona Sul entre segunda (8) e quarta-feira (10) com acumulado inferior aos 5mm na região de Pelotas. A temperatura varia entre 18°C e 27°C nesta segunda-feira. A máxima declina para 25°C na terça-feira (9) e a maior temperatura nas próximas duas semanas será vista na terça-feira da semana que vem (16) com 28°C. Justamente no fim da terça-feira que vem, linhas de instabilidade causam pancada isolada de chuva com trovoadas na região.

IRGA