Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva intensa no Centro e Leste do RS nesta semana

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

A chuva aconteceu de forma irregular sobre o Rio Grande do Sul. Destacamos a região de Palmares do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com 100 milímetros em sete dias. Mas áreas da Fronteira Oeste, Campanha e Região Central receberam menos de 15mm. A temperatura declinou no fim da semana passada, chegando a pouco menos de 5°C na fronteira com o Uruguai.

A previsão para esta semana é de chuva intensa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O acumulado varia entre 40mm e 50mm em cinco dias na região de Rio Pardo, Porto Alegre e Litoral Norte do Estado. Em outras áreas, estimam-se 25mm em Santa Maria, 35mm em Camaquã e 10mm em Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Não há previsão de chuva significativa entre Jaguarão e Santa Vitória do Palmar. Entre seis e dez dias, a chuva permanecerá sobre o Centro e Leste do Rio Grande Sul, contribuindo para o aumento do nível dos reservatórios.

Previsões ainda mais estendidas mantém a chuva sobre o Rio Grande do Sul até pelo menos 21 de setembro. A próxima onda de frio é esperada por volta de 25 de setembro, alcançando especialmente a região da Campanha.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar
 CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Expectativa de 20mm nos próximos 10 dias na Fronteira Oeste, sendo a maior parte da precipitação acontecendo na próxima sexta-feira (11). Há risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo. A semana começa com temperatura mínima de 9°C elevando-se com o passar da semana. A máxima, no entanto, não passará dos 23°C na quarta (9) e quinta-feira (10). No fim de semana, a temperatura mínima declinará para 9°C novamente.

Campanha

Expectativa de 15mm nos próximos 10 dias na região da Campanha, sendo a maior parte da precipitação acontecendo na próxima sexta-feira (11). Há risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo. A semana começa com temperatura mínima de 7°C elevando-se com o passar da semana. A máxima, no entanto, não passará dos 20°C na quarta (9) e quinta-feira (10). No fim de semana, a temperatura mínima declinará para 7°C novamente.

Central

Expectativa de 60mm nos próximos 10 dias na região da Central. O tempo permanecerá nublado e úmido até a quarta-feira (9), voltará a chover entre a sexta-feira (11) e o domingo (13) e um terceiro evento de precipitação acontecerá a partir da terça-feira da semana que vem (15). Ou seja, praticamente não há previsão de dias com tempo seco. Há risco de tempestades com trovoadas e eventual queda de granizo na quarta e na sexta-feira desta semana. A semana começou com temperatura de 11°C. O calor, no entanto, predominará na sexta-feira com máxima em torno dos 30°C. No fim de semana, no entanto, a temperatura voltará a declinar com mínima em torno dos 10°C.

Planície Costeira Interna

Expectativa de 45mm nos próximos 10 dias na Planície Costeira Interna, com precipitação até a quarta-feira (9), entre sexta-feira (11) e domingo (13) e a partir da quarta-feira da semana que vem (16). Há risco de temporais com trovoadas e eventual queda de granizo na quarta e sexta-feira desta semana. Hoje, a temperatura mínima alcançou 10°C, mas a máxima promete chegar até quase 30°C na sexta-feira. No fim de semana, no entanto, a temperatura declinará novamente alcançando 9°C no sábado (12).

Planície Costeira Externa

Chuva intensa e persistente na Planície Costeira Externa com acumulado em torno dos 80mm na Região Metropolitana de Porto Alegre, podendo passar dos 200mm em dez dias nas regiões de Torres, Três Cachoeiras, Arroio do Sal e Terra de Areia com potencial para transbordamentos. Esperam-se muitas trovoadas e eventual queda de granizo na quarta (9) e na sexta-feira (11). A precipitação será persistente até a quarta-feira e retornará a partir do sábado (12). A semana começa com temperatura mínima de 14°C. Até a sexta-feira, no entanto, a temperatura máxima alcançará 30°C, mas declinará para 14°C novamente no domingo.

Zona Sul

Não há previsão de chuva significativa na Zona Sul pelos próximos dez dias. Em Arroio Grande, estimam-se apenas 5mm. As rajadas de vento de nordeste alcançarão 60km/h na próxima quarta-feira (9). A semana começou com temperatura mínima de 9°C. A temperatura máxima não passará dos 20°C na quarta-feira. No fim de semana, a temperatura declinará novamente chegando a apenas 7°C.

IRGA