Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselheiros visitam experimentos do Irga, em Santa Vitória do Palmar

Publicação:

A programação da reunião regional do conselho do Irga da Zona Sul realizada na segunda-feira (15), na Estação Experimental, em Santa Vitória do Palmar, contou com uma visita em áreas demonstrativas, com tecnologias aplicadas em diferentes níveis de manejo. Participaram do encontro, o presidente do Irga, Maurício Fischer, os diretores Técnico e Comercial, Valmir Menezes e Rubens Silveira, o coordenador da região Sul, Marcos Fernandes, a pesquisadora Renata Pereira da Cruz, agrônomos do Irga, técnicos, e conselheiros representantes de municípios da região sul do Estado. O grupo conferiu também os experimentos que poderão se tornar cultivares nos próximos anos.

 

A Estação Regional de Pesquisa da Zona Sul, conta com ensaios de manejo de lavoura, de adubação e experimentos bioclimáticos. Para este último, a experiência é realizada com o uso de seis variedades plantadas a cada 15 dias, desde setembro até dezembro. A atividade faz parte do Programa de Melhoramento Genético do Irga e tem como objetivo avaliar os rendimentos de linhagens, além de identificar a adaptação dos materiais com as condições de temperatura.

 

Cerca de 87 linhagens estão sendo testadas e avaliadas naquele local. São 16 ensaios de melhoramento genético, na qual são analisados o rendimento, a qualidade, estande e vigor, emergência, floração, esterilidade e adubação. Conforme o agrônomo de Santa Vitória do Palmar, Anderson Chaves, os ensaios de rendimento estão com a segunda aplicação de uréia. Além disso, outros parcelões de manejo são realizados em lavouras de agricultores da região.

 

Segundo Fernandes, a Estação do Irga da Regional Sul teve diversas melhorias, entre elas, a construção de um galpão, reforma de máquinas e a implantação da estação meteorológica.

 

Os participantes conferiram as ações da Fundação Irga, o registro e proteção dos Cultivares IRGA no país e no Mercosul, a portaria 269, que trata do Padrão de Qualidade e Identidade do Arroz, e demais assuntos gerais. O roteiro teve a visita na propriedade do produtor Luiz Otávio Gomes Moraes.

 

Os municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí cultivaram, na safra 2008/09, 68 mil hectares, houve um acréscimo de 13%, em relação a safra passada. Cerca de 25% da área foi semeada com a cultivar IRGA 424.

A região da Zona Sul do Estado cultivou nesta safra 176.840 hectares de arroz.

 

 

                                                                 

IRGA