Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Consumo do arroz é preconizado em evento sobre nutrição no Hospital São Lucas

Publicação:

20170420150845site-1.jpg
Os funcionários receberam uma capacitação da nutricionista do Irga - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Em uma tarde focada na alimentação saudável, o arroz foi um dos alimentos enaltecidos. O tema foi apresentado em um evento promovido pelo Hospital São Lucas da PUCRS que levou duas palestras aos funcionários da unidade, estudantes e público em geral. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (19) no Anfiteatro Ir. José Otão e marcou o 17º Encontro de Nutrição da universidade. O evento foi uma parceria entre o hospital e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

A primeira palestra abordou o conteúdo do Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde. Quem tratou do tema foi a nutricionista Eliane Sant’Ana do HSL que falou dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável. A publicação orienta ao consumo de alimentos não industrializados. “O arroz entra como alimento minimamente processado, então ele é altamente recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira como parte necessária do prato, junto aos alimentos in natura, que são aqueles que saem da terra direto para o consumo. Então ele é muito recomendado para ser consumido no almoço e no jantar junto com outros alimentos”. O documento é um instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros setores.

A nutricionista do Irga, Carolina Pitta, falou dos benefícios do consumo do arroz para a saúde, explicando, desde os tipos diferentes do cereal, importância nutricional e preparos, até índices sobre a saúde populacional que, ao mesmo tempo em que trocou alimentos naturais pelos industrializados, tornou-se mais obesa. A cada palestra do Programa de Valorização do Arroz, o Provarroz, novos multiplicadores se formam, segundo a nutricionista da autarquia. "Não somente a comunidade deve receber mais informações sobre a importância do consumo do arroz para saúde, como também os formadores de opinião - nutricionistas, médicos, chefes de cozinha, por exemplo - precisam estar atualizados sobre a necessidade do arroz na mesa da população. Foi uma satisfação realizar a palestra e trocar conhecimentos com os profissionais de saúde do Hospital São Lucas da PUC".

Da plateia, a estudante do sétimo semestre do curso de Nutrição, Rosane Sant’Ana, ia absorvendo o aprendizado recebido. “O arroz e o feijão se completam. Ele é essencial em todas as fases da vida. As pessoas estão consumindo opções bem menos saudáveis e o arroz é muito importante, não pode perder espaço”, refletiu.

Alimentos à base de farinha de arroz foram oferecidos no coquetel

Os participantes degustaram um coquetel com receitas elaboradas à base da farinha de arroz. Além da panqueca recheada de frutas e do bolo de banana feitos com o ingrediente, o que também fez sucesso foi o carreteiro de arroz integral preparado pelo chefe de cozinha do hospital, Hermes Rodrigues. “O prato fica bem mais leve e não é um processo demorado. Já as receitas preparadas à base da farinha de arroz são uma ótima opção, especialmente, para os pacientes com intolerância ao glúten. A experiência foi ótima, tanto que, vamos incluir a receita em nosso cardápio”, explicou.

Foi a primeira vez que o chef preparou um carreteiro de arroz integral

A decisão de incluir a farinha de arroz no preparo dos pratos do São Lucas foi reforçada a partir de um treinamento que os profissionais receberam durante a última semana com a nutricionista do Irga. Ela ensinou diferentes alternativas de utilização do ingrediente. No total, 50 profissionais da produção de alimentos receberam a capacitação. “A equipe ficou muito motivada com a capacitação prática que veio acompanhada de uma série de novas informações”, enfatizou a supervisora de nutrição do hospital, Karen Freitas.

Em janeiro, as mesas do restaurante do hospital receberam os displays do Provarroz, com informações nutricionais sobre o cereal. O programa é uma iniciativa do Departamento Comercial do Irga.

 

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0432

 

                          

 

IRGA