Dia do Arroz destaca Marketing, Gestão e Mercado
Publicação:
Esteio – O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com o Canal Rural e entidades ligadas ao setor realiza o Dia do Arroz nesta segunda-feira (30), na 33ª Expointer que acontece de 28 de agosto a 05 de setembro de 2010. O evento reúne produtores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, estudantes e autoridades municipais, estaduais e federais ligadas ao setor orizícola.
Na parte da manhã, foi realizado o primeiro Fórum que abordou “Marketing e Gestão do Agronegócio do Arroz”. O presidente do Irga, Maurício Fischer, ressaltou a importância da realização do encontro que discute aspectos fundamentais para a orizicultura gaúcha, como marketing, gestão técnica e mercado. A palestra sobre Marketing do Arroz foi ministrada pelo Consultor da TCA-Internacional/SP, José Luiz Tejon Mejido. O especialista salientou que é fundamental a realização de campanhas e programas educativos para incentivar o aumento do consumo do arroz e buscar um diferencial no produto para atrair consumidores. “As pessoas querem saber a origem do produto”, alertou. “Buscar a satisfação do cliente visando a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva é fundamental”, avaliou. Tejon aponta para o trabalho estratégico com uma visão diferenciada. “O consumidor avalia a qualidade, a segurança alimentar, aspectos ecológicos e sociais”, afirmou.
A palestra sobre Processo de Gestão na propriedade rural, apresentada pelo Consultor do Sebrae/RS, Rogério de Mello Bastos, teve foco no planejamento e controle. Bastos disse que os produtores devem se conscientizar dos valores ambientais e identificar nichos de mercado, qualidade, potencial de produtividade para ter maior garantia do seu negócio. “O diferencial é buscar valores do produto”, ressaltou. Bastos definiu Gestão como controle, além da capacitação de gestores, sucessores e colaboradores. A modernização, o planejamento e a gestão são fundamentais nesse processo. Ele salientou a importância do controle financeiro, dos registros, dos processos, e do ambiente de trabalho para se tornar empresário rural. As informações de registro identificam indicadores de produção. “Seguir as práticas do Projeto 10 é a base para alcançar altas produtividades, além de reduzir o impacto ambiental e cuidar do meio ambiente como o destino adequado do lixo”, recomendou.
O produtor do município de Agudo, Paulo Adolfo Prochnow, apresentou o trabalho de gestão e tecnologia realizado na sua propriedade. Com o lema do Comitê do Projeto 10 do município, Produtividade, Rentabilidade e Sustentabilidade, os produtores da região buscam aumentar a produtividade na próxima safra com maior controle financeiro, organização do negócio, planejamento e qualidade. Na safra 2009/10, o arrozeiro teve perdas de
O segundo fórum destaca o mercado com o tema “Arroz do Brasil rumo à África do Sul”, no período da tarde, com os painelistas André Nassar do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Ícone-SP), e debatedores Camilo Oliveira da Unidade de Negócios de Grãos – Arroz, da Cooplantio, o produtor rural, Jair Almeida e o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira.
Entre os destaques, o evento contou com os personagens da Família Arroz, Dona Arrozita e Arrozino que animaram o encontro juntamente com o apresentador do programa Anonymus Gourmet, José Antônio Pinheiro Machado. O objetivo é divulgar e incentivar o aumento do consumo do grão. O Anonymus também esteve visitando a Casa do Irga e degustou “branquinhos” feitos com farinha de arroz pela nutricionista do Irga, Lilian Berwanger Deon. As receitas são preparadas durante todos os dias da Expointer no trailler do Irga para divulgar o cereal na maior feira do Agronegócio da América Latina.
O Dia do Arroz é promovido pelo Irga em parceria com a Cooplantio, Secretaria da Agricultura, Farsul, Federarroz, Fearroz, Sebrae-RS, Expoarroz e Canal Rural.
Por Viviane Mariot
Foto: Mariana Bechert