Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dilma determina compra de arroz

Publicação:

A presidente Dilma Rousseff solicitou ontem ao ministro Wagner Rossi e à cúpula da Conab que operacionalizem a aquisição pública de mais 1,2 milhão de toneladas de arroz para aliviar a pressão sobre o preço do grão. Segundo o diretor de política agrícola da Conab, Sílvio Porto, a orientação foi para aumentar o AGF em 500 mil t e os contratos de opção em 700 mil t. O aval deve vir hoje após reunião entre Porto, o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, e o secretário de Política Agrícola do Mapa, José Carlos Vaz. Para viabilizar as operações, o governo deve investir R$ 700 milhões. Até o momento, foram autorizadas 360 mil t para AGF e 500 mil t para opção pública, além de 700 mil t de PEP. Conforme Porto, o desafio é ampliar a capacidade de armazenagem. 

O presidente do Irga, Claudio Pereira, comemorou a notícia. De acordo com ele, a intervenção é decisiva para a reação de preços no mercado gaúcho. "Com isso, os mecanismos irão movimentar volume correspondente à metade da produção gaúcha."

Hoje, a Conab também realiza leilão de PEP de 130 mil toneladas de arroz. A oferta será para 100 mil t do RS, 10 mil t de SC, 10 mil t do PR e 10 mil t do MS. Não podem participar compradores de Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Tocantins, Pará, Rondônia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Fonte: Correio do Povo

IRGA