Estação de Pesquisa da FO começa semeadura do trigo

Trigo 1
Estação está semeando trigo desde o dia 19 - Foto: Cleiton Ramão/Irga

Os sistemas integrados de produção estão cada vez mais presentes dentro do sistema arrozeiro do Rio Grande do Sul. A cultura do trigo é mais uma opção de inverno para o produtor no sistema de terras baixas, a qual vem sendo estudada pelo Irga.

No dia 19 de maio, a Estação Experimental do Irga em Uruguaiana, da Regional da Fronteira Oeste (FO), deu início à semeadura dos experimentos com a cultura do trigo. Esse trabalho está sendo desenvolvido desde a safra 2021.

O objetivo é avaliar o comportamento agronômico de diferentes cultivares de trigo voltadas à produção de grãos e duplo propósito, em ambientes de interação com as culturas soja e arroz e também com a pecuária. O experimento será instalado em duas épocas distintas de semeadura. Ações como essa têm possibilitado ao produtor arrozeiro novas alternativas de cultivo, fortalecendo assim os sistemas integrados de produção.

Trigo 2
Pesquisa com trigo ocorre em Uruguaiana - Foto: Cleiton Ramão/Irga