Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Frio intenso nesta semana no RS

Publicação:

monitoramento climático tempo frio
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

A semana anterior praticamente não registrou chuvas nas áreas produtoras de arroz, mesmo com a passagem de uma frente fria, mas o RS teve temperaturas perto de zero ou até negativas com o posterior avanço de uma massa de ar de origem polar.

Neste momento, a água disponível no solo se encontra acima dos 70% em todo o RS. Uma frente fria passa rapidamente nesta segunda (26) pelo Rio Grande do Sul, mas vem com pontos de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. Mesmo com previsão de chuva isolada, espera-se um incremento de até 10% na umidade do solo, embora os índices ainda estejam confortáveis.

Já o frio que vem na retaguarda do sistema é intenso e a temperatura cai muito rapidamente já na terça-feira (27) no RS e ganha força no restante da semana. Se espera uma onda de frio tão forte quanto a última, com valores de temperaturas negativos, especialmente em áreas mais altas e condição para geadas amplas pelo menos até a sexta-feira (30). Porém, é uma onda de frio mais curta e a partir do sábado as mínimas se elevam. Posteriormente, a partir do domingo (1º), o tempo volta a mudar e a chuva retorna novamente.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

PREVISÃO PARA AS REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Mais nuvens do que chuva na Fronteira Oeste com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Campanha

Mais nuvens do que chuva na Campanha com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Central

Chuva isolada e de baixo acumulado na região central com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Planície Costeira Interna

Chuva isolada e de baixo acumulado na Planície Costeira Interna com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (27). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Planície Costeira Externa

Chuva isolada e de baixo acumulado na Planície Costeira Externa com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com temperaturas que se aproximam de zero grau. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

Zona Sul

Mais nuvens do que chuva na Zona Sul com a passagem de uma frente fria. Ventos sopram de moderados a fortes na segunda-feira (26). Posteriormente, o frio aumenta entre terça (27) e quinta-feira (29) com formação de geadas amplas e temperaturas abaixo de zero. No fim de semana, temperaturas sobem. A chuva retorna somente a partir do domingo (1º).

IRGA