Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga adota teletrabalho devido ao coronavírus

Publicação:

corona
>
Por Sérgio Pereira

Conforme o decreto estadual nº 55.118/2020, que dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Covid-19 (novo coronavírus) no RS, o Instituto Rio Grandense do Arroz passa a adotar o sistema de teletrabalho em sua sede administrativa a partir desta quinta-feira (19). O objetivo da medida é reduzir a possibilidade de contatos físicos, como medida de prevenção ao contágio. Para tanto, a Divisão de Tecnologia e Informação organizou treinamento e estabeleceu rotinas para que a equipe da autarquia possa acessar os sistemas utilizados pelo órgão em seus domicílios.

O sistema de teletrabalho vigorará, pelo menos, até o dia 31 de março. Mas, dependendo do avanço da doença, esse prazo poderá ser ampliado.

O decreto do governador Eduardo Leite estabelece, entre outras medidas, que qualquer servidor cujo trabalho possa ser realizado de casa, sem prejuízo ao serviço público, desempenhe suas atribuições em regime excepcional de teletrabalho. Para aqueles em que isso não for possível, deve ser aplicado revezamento de suas jornadas de trabalho para evitar aglomerações em locais de circulação comum, como salas, elevadores, corredores, auditórios, restaurantes e pontos de ônibus.

Também determina ainda que sejam encaminhados para teletrabalho servidores com mais de 60 anos, grávidas, portadores de doenças respiratórias ou imunodeprimidos ou que tenham alguma recomendação médica específica. As exceções previstas no decreto envolvem os funcionários das secretarias da Saúde, da Segurança Pública e da Administração Penitenciária e das fundações de Atendimento Sócio Educativo e de Proteção Especial do Rio Grande do Sul.

Nas coordenadorias e núcleos do Irga no interior do Estado, a orientação é que os servidores trabalhem em sistema de rodízio e com carga horária reduzida, para não prejudicar o atendimento neste período de colheita. Os técnicos, no entanto, evitarão o contato pessoal e tentarão, dentro do possível, prestar atendimento por telefone ou outro recurso digital (por e-mail, troca de mensagens por rede social ou chamadas de vídeo).

Na Estação Experimental do Arroz do instituto, em Cachoeirinha, e nas Estações Regionais de Cachoeira do Sul, Camaquã, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Torres e Uruguaiana os trabalhos também serão desenvolvidos com rodízio de pessoal e com carga reduzida, já que não há como simplesmente interromper os projetos de pesquisa que estão em curso. A recomendação, no entanto, é que também se evite contato físico e aglomerações.

Na semana passada, o Irga adotou uma série de medidas preventivas voltadas ao seu quadro de pessoal. Foram afixados cartazes com orientações sobre os sintomas e os cuidados necessários com o Coronavírus. O instituto também cancelou atividades que seriam promovidas nos próximos 30 dias e decidiu ainda não participar de eventos promovidos por terceiros que impliquem aglomeração de pessoas.

 

Para entrar em contato com o Irga, utilize as seguintes opções:

coronavirus site
Cartaz com medidas preventivas para orientar servidores do Irga - Foto: Raquel Flores/Irga

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA