Irga apresenta Sistema Arroz RS 14 a produtores em evento da John Deere
Atividade reforça parceria entre instituições e promove atualização sobre novas tecnologias para o setor arrozeiro
Publicação:

Na última sexta-feira (27), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) marcou presença em Horizontina, no noroeste do Estado, em uma ação de integração técnica promovida pela John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal. A convite da empresa, o coordenador da Estação Experimental de Pesquisa da Fronteira Oeste, Cleiton Ramão, ministrou uma palestra sobre o projeto Sistema Arroz RS 14 a um grupo de produtores de arroz, reforçando o compromisso do instituto com a inovação e a difusão de conhecimento no setor.
A atividade contou também com a presença do coordenador regional da Fronteira Oeste, Alessandro Saucedo, e do técnico do Irga, Jackson Pitanel. Após a apresentação, os representantes do instituto participaram de uma visita técnica à unidade da John Deere, onde puderam conhecer de perto a linha de montagem de colheitadeiras de grãos, semeadoras e plataformas de corte.

Para Cleiton Ramão, o encontro foi uma oportunidade estratégica tanto para divulgar o novo projeto do Irga quanto para fortalecer o intercâmbio entre instituições públicas e empresas do setor. “Essa interação entre o grupo técnico do Irga e a indústria é fundamental para estarmos atualizados sobre as novas tecnologias e equipamentos que estarão disponíveis para o setor arrozeiro. Ao mesmo tempo, é uma chance valiosa de apresentar nosso projeto a um público técnico qualificado e aos produtores que participaram da visita”, destacou.
A fábrica da John Deere em Horizontina é a primeira instalada no Brasil e produz todos os modelos de colheitadeiras de grãos, plantadeiras, plataformas de corte e de milho. Esses equipamentos são peças-chave na produção de alimentos que abastecem mercados ao redor do mundo. Em 2022, a fábrica celebrou a marca de 100 mil colheitadeiras produzidas.
Com iniciativas como essa, o Irga reafirma seu papel como agente promotor de conhecimento técnico e inovação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo da orizicultura gaúcha.
