Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga de Alegrete promove a 1ª Semana do Projeto 10+

Publicação:

20171211142502site-1-whatsapp-image-2017-12-11-at-08-09-07-1.jpeg
Roteiros técnicos percorreram 420 quilômetros em quatro dias - Foto: Divulgação/Irga

A equipe do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz promoveu a 1ª Semana 10+ no município de Alegrete. Foram quatro dias de roteiros técnicos em diferentes propriedades da região, dos dias 5 a 8 deste mês. Ao todo, foram percorridos mais de 420 quilômetros na atividade.

O objetivo do evento era visitar, durante os quatro dias, granjas onde estão implantadas lavouras demonstrativas com o manejo do 10+, projeto lançado pelo Irga. “Como o município de Alegrete é um dos maiores município do Estado e as lavouras ficam bastante distribuídas, umas bastante longe das outras, decidimos fazer roteiros em diferentes localidades para oportunizar aos produtores daquela localidade a participação e a implantação das lavouras demonstrativas com o Manejo do Projeto 10+”, explica o responsável pela 9º Nate, o engenheiro agrônomo Alex Vercilino Franklin da Silva.

O Projeto 10+ é um conjunto de ações que envolvem dez passos. São eles: planejamento da lavoura; preparo antecipado; época de semeadura; cultivar/semente certificada; densidade; adubação de base; controle de plantas daninhas; adubação de cobertura; manejo da irrigação; e manejo integrado de doenças e pragas. O objetivo é elevar a produtividade média de arroz no Rio Grande do Sul, reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade do produtor.

Primeira Semana do 10+ em Alegrete

“Na hora de conversa com os produtores, como eram grupos pequenos, foi possível uma troca muito rica de experiências devido à maior interação dos mesmos no andamento da apresentação do manejo da área do Projeto 10+. Assim conseguimos transmitir mais facilmente a importância do manejo para o produtor ter uma maior eficiência na sua lavoura e com isto aumentar a sua rentabilidade”, acrescenta o engenheiro agrônomo. No último dia do evento, o roteiro técnico contou com as participações do consultor Luciano Carmona, do Flar (Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado, cuja sede fica na Colômbia), e do coordenador regional do Irga na Fronteira Oeste, engenheiro agrônomo Ivo Mello.

 

Confira a programação

 

  • Terça-feira, 5/12: 17 horas 

Localidade: Mariano Pinto

Produtor: Gustavo Cadore

Área da lavoura demonstrativa: 38 hectares

 

  • Quarta-feira, 6/12: 17 horas 

Localidade: Angico

Produtor: Parceria Agropecuária Passo do Angico

Área da lavoura demonstrativa: 38 hectares

 

  • Quinta-feira, 7/12: 17 horas 

Localidade: Inhanduí

Produtor: Gilberto Pilecco

Área da lavoura demonstrativa: 43 hectares

 

  • Sexta Feira, 8/12: 9 horas 

Localidade: Rincão de São Miguel 

Produtor: Parceria Agropecuária Neli Parcianello e Filhos 

Área da lavoura demonstrativa: 44 hectares

 

Assessoria de Comunicação

Assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0477

IRGA