Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga e AUD reúnem mais de 200 orizicultores no Dia de Campo de Camaquã

Publicação:

1330636429dia-de-campo-camaqua-01-03-2012-018-640x480.jpg
Presidente Claudio Pereira e colaboradores avaliam o Dia de Campo de Camaquã.

Mais de 200 produtores de arroz da região da Costa Doce participaram, hoje (01), do Dia de Campo realizado em parceria com a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), na área experimental da entidade, localizada no município de Camaquã. O presidente do Irga, Claudio Pereira destacou a importância do evento em termos de troca de experiências. “Trata-se de um encontro muito importante para a região, considerada a principal área orizícola do estado, não só pelas lavouras mas pelo grande parque industrial de arroz que abriga”, salientou. Pereira também frisou a importância da parceria realizada entre o Irga e a AUD. “A associação é um exemplo de como a união e a responsabilidade em relações cooperativas podem dar certo”.

Durante o Dia de Campo, os produtores tiveram a oportunidade de fazer roteiros por seis estações experimentais, com lavouras de arroz, milho e soja. “Estamos trabalhando muito a questão da diversificação de culturas e o plantio de arroz numa safra e de soja na outra, o que confere ótimos resultados para a cultura orizícola”, disse o engenheiro agrônomo do Irga, Roberto Langaray Jaeger. Na ocasião, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer a máquina para cultivo de soja na várzea, em sistema de microcamalhão, lançada recentemente a partir de uma parceria entre o Irga e a Industrial KF. O chefe de irrigação da AUD e coordenador da estação experimental da associação, Everton Fonseca, destacou o convênio do Irga com a AUD, através da qual são realizados ensaios a campo, nos três hectares da área experimental. “Nesse momento, nosso foco aqui é a pesquisa com áreas soja, com o objetivo de fomentar a rotação de culturas entre a oleaginosa e o arroz”, informou.

Também foram apresentados níveis diferenciados de manejo utilizados pelos produtores, com foco na época de entrada de água nas lavouras e também das diferentes épocas de plantio de soja na várzea. “Quanto mais cedo entra a água, melhor o desempenho”, disse Jaeger. O especialista também destacou a programação da estação 01, que apresentou iniciativas em termos de melhoramento genético. Os técnicos fizeram demonstração da nova cultivar Irga 428, lançada neste ano e que tem como vantagens maior estabilidade em produtividade e ótima qualidade de grão. “As sementes estão passando agora por processo de certificação e estarão à disposição no mercado para a safra 2012/2013.”

IRGA