Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga é um dos co-promotores do 9º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

Publicação:

20150806114638cartaz-site.jpg
Evento ocorre no Centro Histórico de Pelotas - Foto: Divulgação

O Instituto Rio Grandense do Arroz é um dos co-promotores do 9º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que ocorre de 11 a 14 de agosto de 2015, no Centro Histórico de Pelotas. Promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), terá como tema Ciência e Tecnologia para a Otimização da Orizicultura. A realização está a cargo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Prefeitura de Pelotas e ainda co-promoção além do Irga, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e das Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM).

As conferências e painéis serão realizados no Theatro Guarany, com capacidade  para 1,2 mil pessoas. Além do conteúdo técnico-científico, nesta edição será apresentado aos participantes um pouco mais da história e arquitetura da região de Pelotas (http://www.pelotasturismo.com.br), seja na realização de seções plenárias também em outros prédios históricos da cidade, como a Prefeitura e Biblioteca Pública.

No evento, voltado à cadeia orizícola, estratégica no contexto sócio-econômico e de segurança alimentar do Mercosul, Brasil e Estado, será buscado também o resgate de aspectos históricos e culturais da orizicultura no município de Pelotas, que foi um dos pioneiros na tecnificação das lavouras e, ao longo do tempo, um gerador de ciência e tecnologia para o setor, desde a fundação, em 1883, de uma das mais antigas Escolas de Agronomia do País em atividade, a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, antes conhecida por “Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Prática”.

Ainda será tratada a relevância da orizicultura para a economia da região de Pelotas, que além de um setor produtivo expressivo, abriga um dos mais destacados pólos industriais do cereal na América Latina. Com base no tema do Congresso, será estimulada a discussão e a intensificação de pesquisas de vanguarda, que viabilizem o rompimento da barreira de conhecimento científico e tecnológico atualmente à disposição da orizicultura, de modo a reduzir entraves e fornecer novos elementos que promovam maior eficiência produtiva, voltada ao aumento de competitividade e ao alcance da sustentabilidade do setor.

Entre os palestrantes, nomes nacionais como o diretor comercial do Irga, Tiago Barata, Alexandre Nepomuceno, Giovani Greigh de Brito, José Maria Barbat Parfitt, José Renato B. Farias, Marta Cristina Corsi de Filippi, Maurício Antônio Lopes, Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, Silvio Steinmetz da Embrapa – Brasil, Carlos Mariot da Dow AgroSciences, Cimélio Bayer da UFRGS, Débora Cardozo do Ibama – Brasil,  Luiz F. Reichsteiner do Grupo Reichsteiner, Moacir Cardoso Elias da UFPel – Brasil e internacionais, como Eric P. Webster do LSU Ag Center – USA, Gonzalo Zorilla de San Martín do INIA – Uruguay, James Taillebois do CIRAD – France, Michael O. Way do Texas A&M University – USA, Timothy Walker do Horizon AG – USA.

Fonte: Sosbai

 

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0455

IRGA