Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga está presente na 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Publicação:

20160217150854img-1225-site.jpg
Lavoura de um hectare de Irga 424RI está pronta para a colheita - Foto: Luciara Schneid/Irga

A equipe do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está presente no parque de exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, para a 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre a partir desta quinta-feira (18) até sábado (20). Patrocinador do evento ao lado do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), além das palestras e fóruns de debates, o Instituto está presente na vitrine tecnológica, trazendo aos produtores as últimas novidades da pesquisa nos seus experimentos. No seu estande institucional, localizado na avenida principal do parque, recepciona os visitantes com o seu tradicional arroz com leite e produtos feitos à base de farinha de arroz.

Na programação desta quinta-feira (18), participam do Forum Técnico, o diretor Técnico do Instituto, Maurício Fischer, que falará sobre Novos rumos. Às 15h20min, o gerente da Divisão de Pesquisa, Rodrigo Schoenfeld, aborda Novas Ferramentas para a Lavoura Arrozeira. Na sexta-feira (19), o diretor comercial Tiago Barata, faz às 19h30min, no restaurante do parque, o lançamento do Programa de Valorização do Arroz. Em seguida, às 20h, haverá coquetel de entrega das homenagens. O gerente da Divisão de Assistência Técnica (Dater), Athos Gadea, está entre os dez homenageados da noite.

A expectativa é de que passem pelo evento, considerado o maior da América Latina no setor, pelo menos dez mil pessoas nos três dias. A área de 1,1 hectare da lavoura da 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz está pronta para a cerimônia oficial, no sábado, e de acordo com as primeiras amostras, a expectativa é de que sejam colhidos 11,6 mil quilos por hectare nesta área, cultivada com a variedade Irga 424RI.

31 vitrines apresentam as novidades no setor

Na área de 0,5 hectare destinada às vitrines tecnológicas e que estão à disposição do público para visitação, a partir desta quinta-feira (18), são 31 experimentos,  20 de arroz com 150 metros cada uma e 11 de soja, milho e pastagens. A responsabilidade técnica por essas lavouras ficou a cargo da equipe de Alegrete, além do processo de limpeza, roçado e preparação da área de pesquisa.  Três vitrines de arroz e três de soja, uma delas dedicada ao projeto Soja 6000, serão para demonstrar as pesquisas do Instituto e a importância da rotação de culturas para o arroz irrigado.

A colheita  começou em algumas regiões arrozeiras e os primeiros números devem ser divulgados nesta quinta-feira (18).  Devido ao atraso no plantio, dificuldades no manejo e às chuvas ocorridas em todo o Estado, o Irga estima perdas de produção em torno de 15%. Os produtores gaúchos semearam na safra 2015/2016, 1.052.124 hectares e a expectativa é de que a produção chegue a 7,4 milhões de toneladas, 15% a menos do que a safra anterior, quando foram produzidas 8,7 milhões de toneladas. A redução se refere a 6% em relação à área, quando foram colhidos 1.120.823 hectares, e 9% em relação à produção.

Em Alegrete a colheita da safra 2015/16, começou no dia 29 de janeiro. De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Leonardo Acosta, do 9º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) Alegrete, já foram colhidos até agora cerca de 4% da área, com rendimento médio de 8,5 mil quilos por hectare.

O município de Alegrete semeou nesta safra 57.337 hectares com a cultura. No ano passado, o município foi responsável pelo cultivo de 59.611 hectares de arroz, obtendo uma produção de 495.964 toneladas e uma produtividade  média de 8.320 quilos por hectare. O 9º Nate, que inclui ainda o município de Manoel Viana obteve uma produção de 517.940 toneladas, com o cultivo de 62.617 hectares e média de 8.272 quilos por hectare. A produtividade média do município de Alegrete foi a segunda maior da região da Fronteira Oeste, só perdendo para Quaraí, que registrou uma média de 8.655 quilos por hectare.

 

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

(53) 8101-4625

IRGA