Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga participa de evento do setor arrozeiro na Colômbia

Publicação:

Nutricionista do Irga, Carolina Pitta palestra em Bogotá
Nutricionista do Irga, Carolina Pitta palestra em Bogotá - Foto: Divulgação

Aconteceu na quinta-feira (22) a reunião técnica e o encontro de presidentes de comitês arrozeiros, no hotel Grand Hyatt, em Bogotá/Colômbia. O tema escolhido para este ano foi “O arroz, um cultivo sustentável para as futuras gerações”. O evento realizado pela Federação Nacional de Arrozeiros (Fedearroz) da Colômbia contou com a participação da nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta.

A palestra “Valor nutricional e importância do arroz na segurança alimentar”, apresentada pela nutricionista da autarquia, é mais uma ação promovida pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Irga. Na ocasião foram debatidos aspectos nutritivos do arroz e da farinha do cereal, os benefícios do consumo para a saúde da população, importância de disseminar informações e sanar mitos e dúvidas referentes ao grão.

“A troca de conhecimento com culturas de outros países do setor orizícola é muito gratificante, pois possibilita levarmos estudos e ideias além dos limites de nosso território nacional. É com alegria e satisfação que realizamos através de ações como essa do Provarroz, que permite mostrar o quão valoroso é arroz no campo da nutrição. Nossa missão aqui foi trazer conhecimento nutricional sobre o cereal e seus derivados, tema que vem ganhando força também fora do Brasil”, declara Carolina.

Também foram abordados aspectos importantes do processo de produção de arroz no Brasil, além da apresentação da utilização de tecnologias para o cereal e a nova plataforma Fedearroz Climate Services.

Participaram do evento orizicultores de diferentes áreas produtoras da Colômbia; o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia, Andrés Valencia Pinzón; o presidente do Conselho de Administração da Fedearroz, Abimael Manzano Novoa, e do gerente-geral, Rafael Hernández Lozano; diretores executivos e equipe de pesquisadores da Fedearroz; o engenheiro agrônomo e gerente da empresa brasileira Oryza, Valmir Gaedke Menezes, e representantes das entidades do setor agrícola, como o Banco Agrário, o Fundo para o Financiamento do Setor Agrícola, o Finagro e o Instituto Agrícola Colombiano - ICA.

Reunião técnica e encontro de presidentes de comitês arrozeiros da Colômbia
Reunião técnica e encontro de presidentes de comitês arrozeiros da Colômbia - Foto: Divulgação

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA