Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga participa do 8º Fórum Mundial da Água

Publicação:

20180323100125whatsapp-image-2018-03-22-at-13-02-34-site-x.jpeg
Alexandre Velho (Federarroz), João Antônio, Ivo Mello, Guinter Frantz, Carolina Pitta e José Pires no estande da CNA - Foto: Divulgação

O Brasil está sediando em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água. Essa é a primeira vez que o evento organizado pelo Conselho Mundial da Água é realizado no Hemisfério Sul. O Instituto Rio Grandense do Arroz, Federarroz, Farsul, Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) e Associação dos Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (AUSM) foram convidados a participar do estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para mostrar as contribuições que realizam com relação ao uso da água.

Na quarta-feira (21), no estande da CNA, palestraram pelo Irga, o coordenador regional na Fronteira Oeste, engenheiro agrônomo Ivo Mello, e a nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. Ocorreram três apresentações da palestra “Uso da Água no Ciclo de Produção de Arroz”, uma pela manhã e duas no período da tarde.

Mello falou sobre a utilização de recursos hídricos de forma inteligente, manejo de água e variedades na cultura do arroz, investimentos em tecnologia para as lavouras, incentivos para o uso de infraestrutura natural como, a construção de barragens e açudes. A água armazenada nos barramentos durante o inverno e a primavera auxilia na irrigação do arroz contribuindo para a alta produtividade do cereal no Rio Grande do Sul. O Estado é referência em boa gestão de recursos naturais.

“Uma oportunidade ímpar para a visibilidade do sistema de produção do arroz gaúcho em um evento de nível global sobre a água. Com um público de várias partes do mundo, diversos setores; indústria, governo, movimentos sociais. É muito satisfatório e importante saber que a cadeia produtiva gaúcha de arroz está alinhada com as boas práticas de armazenagem e qualidade da água”, destaca Mello.

Engenheiro agrônomo, Ivo Mello durante palestra no 8º Fórum Mundial da Água

Dando seguimento à apresentação, pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Irga, Carolina destacou os benefícios do consumo de arroz para a saúde e as propriedades nutricionais do cereal. Ao final, o público pôde degustar do arroz de leite feito pela nutricionista do instituto.

“É fundamental a participação em um evento como este, porque o Irga é um instituto de pesquisa que contribui para o aumento do consumo de arroz, com cereal de qualidade, de forma irrigada. Sabendo que os recursos hídricos são escassos, a utilização consciente da água ajuda a promover um arroz mais saudável. O uso de boas práticas beneficia a biodiversidade da lavoura de arroz”, conclui Carolina.

Também estiveram presentes pelo Irga, o presidente da autarquia, Guinter Frantz, o chefe de gabinete, João Alberto Antônio, e o assessor do Irga José Carlos Pires.

Confira reportagem em vídeo clicando aqui.

Nutricionista, Carolina Pitta no 8º Fórum Mundial da Água

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA