Irga participa do projeto Arroz na Escola

20180306174234whatsapp-image-2018-03-06-at-15-26-55.jpeg
Corpo docente participa de reunião - Foto: Divulgação

Na tarde de segunda-feira (5) ocorreu na Câmara Municipal dos Vereadores de Capivari do Sul a abertura do projeto “Arroz na Escola”, uma parceria promovida entre o 32º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari do Sul, do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) do município. A reunião contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre professores, diretores e demais funcionários de escolas municipais e estaduais.

O projeto dentro das atividades do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) visa a conscientização da comunidade escolar com palestras e oficinas sobre a importância e benefícios do arroz, principal fonte de renda da região.

A reunião contou com a apresentação da coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto, informando sobre as ações, os objetivos e os resultados realizados pelo programa durante os quatro anos de trabalho. Na sequência, a nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, fez uma prévia exposição de suas palestras e oficinas sobre as vantagens do consumo do cereal e a utilização da farinha de arroz na alimentação.

Coordenadora do Provarroz

“A partir do Provarroz construímos o projeto piloto “Arroz na Escola” em Capivari do Sul, envolvendo os atores e as instituições locais que de alguma maneira estão vinculadas à cadeia produtiva do arroz. Nosso interesse, enquanto extensionistas rurais do Irga, é aproximar a comunidade escolar e a cadeia produtiva do arroz, promovendo o incentivo à alimentação adequada e estimulando o consumo de arroz, bem como seus derivados”, relata a engenheira agrônoma do 32º Nate de Capivari do Sul, Dayana Mezzonato Machado. Após, o presidente do Sindicato Rural de Capivari do Sul, Palmares e Cidreira, João Paulo Muller, falou sobre a história do arroz na cidade. Ao final, a diretora de assuntos sociais da Associação dos Arrozeiros de Palmares, Capivari e Osório, Lívia Carvalho, abordou questões econômicas da região.

Estiveram presentes também o prefeito de Capivari do Sul, Marco Antônio Monteiro Cardoso; a secretária de educação de Capivari do Sul, Nora Nunes; o coordenador regional, Vagner Santos, o técnico orizícola do Irga, Geter Alves Machado e o técnico agrícola da Emater Gustavo da Silva Inácio.

As atividades do “Arroz na Escola” estão previstas para começar a partir de abril de 2018 e irá abranger as escolas municipais e estaduais dos municípios pertencentes ao 32º Nate (Capivari do Sul, Balneário Pinhal e Cidreira).

Nutricionista da autarquia

Texto: Taís Forgearini