Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga promove seminário sobre milho irrigado em terras baixas

Publicação:

IMG 20220523 WA0011
Cartaz do evento, que ocorre em junho - Foto: Reprodução/Irga
Por IGOR GARCIA

Com objetivo de promover e difundir o cultivo de milho irrigado em terras baixas, o Instituto Rio Grandense do Arroz realizará nos dias 23 e 24 de junho, em Restinga Seca, o seminário "Milho Irrigado em Terras Baixas". O público-alvo deste evento é composto por produtores de arroz que realizam rotação com culturas de sequeiro e por técnicos atuantes na temática.

Em terras altas do RS, na safra 2020/2021, a produtividade média foi de 5,4 toneladas por hectare (t/ha) em 801,7 mil ha, conforme a Conab. Sob condições de alto manejo, em pesquisas desenvolvidas com milho irrigado pelo Irga na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, e pela Universidade Federal de Santa Maria têm sido obtidas altas produtividades do grão, superiores a 10 t/ha ou 167 sc/ha.

Resultados iguais ou superiores também foram obtidos em unidades demonstrativas conduzidas nas Estações Regionais de Pesquisa do Irga, ou seja, as informações de manejo para alta produtividades do milho já estão disponíveis de forma regionalizada. Em função do potencial e estabilidade produtiva, devido à capacidade de irrigação da Metade Sul, os preços atrativos, a lavoura de milho já é uma realidade, com vários produtores apostando nessa nova alternativa para as terras baixas.

Algumas informações do manejo do milho irrigado em terras baixas estão disponibilizadas nas circulares técnicas do Irga, em parceria com a UFRGS e a UFSM, intituladas "Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços" (nº 006/Junho/2020) e "Milho no contexto da lavoura arrozeira: manejo dos fatores relacionados à planta e viabilidade financeira" (nº 008/Novembro/2000), disponíveis no site da autarquia (acesse aqui).

A programação do evento, que será divulgada em breve, contará com especialista no assunto, como o professor doutor Paulo Régis da Silva. Além de um espaço de debates, em que produtores trarão suas experiências com o cultivo do milho irrigado em terras baixas. São parceiras desse evento, as empresas Basf, Bayer, Dekale, Sementes Agroceres, Agroeste, Pionner e Sementes NK.

Para o presidente do Irga, Rodrigo Machado, o milho em terras baixas já é uma realidade. "Temos que tratar a lavoura de arroz como parte do sistema de produção, onde estão inseridos, soja, milho e pecuária", afirma Machado.

A diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita, fala sobre a importância do seminário, que é o primeiro evento promovido pelo Irga tendo como tema central a cultura do milho irrigado em terras baixas. "Dentro do sistema de produção de arroz irrigado, o milho tem importância sendo uma alternativa para a rotação e diversificação de culturas. Ao longo dos anos, o instituto já vem realizando pesquisas com essa cultura, assim o seminário tem como objetivo a transferência da tecnologia aos produtores", acrescenta Flávia.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA