Irga terá participação intensa na Expoarroz

20170505100917img-0710-site.jpg
A última edição da Expoarroz aconteceu em 2015 - Foto: Arquivo/Irga

Começa na próxima terça-feira (9), a 5ª Exposição Internacional do Arroz que acontece em Pelotas, na Zona Sul do Estado. “É um evento importante para toda cadeia orizícola e que, apesar de ter um enfoque mercadológico, onde a maioria dos expositores é da indústria, a Expoarroz tem o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) como um dos principais apoiadores, que se insere muito bem neste contexto, respondendo, principalmente, às demandas dos produtores, realizando pesquisas de desenvolvimento de novos materiais genéticos, validando práticas e, com isso, atendendo às necessidades regionais de manejo, através de sua extensão”, declara o presidente do Irga, Guinter Frantz.

A autarquia, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), participará de forma intensa durante os três dias de evento. Já na terça-feira, o engenheiro químico do Irga, Gilberto Amato, vai lançar a publicação “O Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas”. O livro busca elucidar um compromisso das instituições públicas detentoras de conteúdos da obra: Irga, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A coletiva acontece às 17h e, na sequência, às 18h, haverá sessão de autógrafos. O foco da publicação está no consumidor e trata principalmente da qualidade do alimento. “A Expoarroz é um excelente momento para divulgarmos este material que aborda o universo do arroz por um panorama social, pois dá atenção àqueles consumidores considerados mais necessitados, como no caso dos grupos assistidos pelo Programa de Ajuda Humanitária Internacional”, esclarece o autor.

Durante toda tarde de quarta-feira (10), o Irga, promoverá o encontro “Arroz na Escola” através do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz). A ação deverá reunir mais de 100 merendeiras da rede municipal de ensino na carreta da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), para falar sobre a importância do arroz na merenda escolar. Paralelamente, no auditório principal do Centro de Eventos, a autarquia promoverá o painel “O Impacto da Tributação na Competitividade do Arroz Gaúcho”. Quem trata do tema é o advogado tributarista Eduardo Plastina. Para debater o assunto estão convidados, o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz), Henrique Dornelles, e o presidente do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz), Elio Jorge Coradini Filho.

No terceiro e último dia de feira, o Provarroz vai estar em evidência no auditório principal. Entre os debatedores da pauta, estará o diretor comercial do Irga, Tiago Barata, e outros três convidados. A divisão criou o programa com intuito de levar conhecimento aos profissionais da saúde e ao público em geral. “Com uma série de ações durante a feira, que vão, desde as degustações de receitas que têm o arroz como principal ingrediente, até oficinas para merendeiras da rede municipal de ensino, nós queremos dar ênfase ao trabalho que estamos realizando e que tem trazido significativos resultados na busca de conscientizar a sociedade sobre os benefícios de consumir o cereal”, explica a coordenadora do Provarroz, Camila Pilovnic.

Durante os três dias, todo o setor estará reunido para debater questões que envolvem a cadeia com grande presença de autoridades e de produtores arrozeiros. Outro destaque da feira é o Fórum Internacional O Arroz na Segurança Alimentar, que trará assuntos importantes como a logística do escoamento do arroz. “Buscamos contemplar no evento todo o setor, do campo à mesa, trazendo instituições como o Irga, que é a maior liderança do segmento, tanto em volume, como em influência técnica e em pesquisa. Para nós, a presença do Irga é fundamental porque, o evento, para ter alma, depende de instituições envolvidas e engajadas”, declara o presidente da Expoarroz, Fernando Estima.

A Expoarroz 2017 contará com mais de 100 expositores. O evento receberá duas rodadas de negócios, uma nacional e outra internacional. A primeira, promovida pela Regional Sul do Sebrae, no dia 11 e, a internacional, promovida pelo Projeto Brazilian Rice, por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na última edição, o público da Expoarroz foi de 7 mil visitantes durante todo o evento. Para este ano, a expectativa é superar esta marca. O Irga participa da Expoarroz desde a primeira edição.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

Texto: Sara Kirchhof