Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/2020

Publicação:

WhatsApp Image 2020 10 05 at 09 54 57
Desempenho da cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/20 é o tema da nova Circular do Irga - Foto: Arte: Raquel Flores/Irga

Com o tema “Desempenho da cultivar IRGA 431 CL na safra 2019/2020: Manejo para alta produtividade e qualidade de grãos”, a sétima Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz foi lançada nesta segunda-feira (5). O estudo é de autoria dos engenheiros agrônomos Fernando Fumagalli Miranda, Júlio Uriarte e Glaciele Barbosa Valente, junto com a meteorologista Jossana Ceolin Cera. 

A Circular objetiva mostrar o desempenho da cultivar IRGA 431 CL no seu primeiro ano de cultivo comercial, destacando o manejo para uma alta produtividade e qualidade de grãos. Para isso, extensionistas da DATER/Irga acompanharam 215 lavouras, totalizando 8.195 hectares, o que corresponde a 10,3% do total da área semeada com essa cultivar no Estado.

Os resultados obtidos pelas equipes de Pesquisa e Extensão do Irga resultaram em um avanço no entendimento do manejo para a expressão do potencial produtivo e qualidade de grãos da cultivar. Esses resultados foram reunidos nesta Circular Técnica e serve como complemento a Circular No. 02/2019, intitulada IRGA 431 CL: Resistência à brusone e excelente qualidade de grão.

O instituto já lançou outras seis circulares: “Manejo da adubação nitrogenada de cobertura no arroz irrigado no Sul do Brasil”; “Irga 431 CL: resistência à brusone e excelente qualidade de grãos”; “A lavoura arrozeira – bem conduzida – contribui para reduzir a emissão de gazes de efeito estufa”; “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”; “Compactação do solo: um dos grandes desafios para o cultivo da soja em terras baixas”; e Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços

A Circular Técnica é um posicionamento institucional da autarquia. A primeira foi lançada em julho do ano passado. A Comissão de Pesquisa do Irga listou aproximadamente 20 assuntos que, no futuro, serão transformados em circulares. O projeto gráfico e a diagramação são de autoria da servidora Raquel Flores.

Para acessar as Circulares Técnicas, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA