Oficinas de pré-diagnóstico marcam a primeira etapa de apresentação do ZEE-RS
Publicação:

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) vem realizando nos meses de março e abril, oficinas de pré-diagnóstico em diferentes regiões do Estado para a apresentação institucional do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul (ZEE-RS). Na próxima segunda-feira (10) a atividade acontece no município de Pelotas, Zona Sul do RS. Esta será a primeira fase que contará com a participação pública no projeto, que também está sendo levado a outros municípios como Uruguaiana, Carazinho, Santana do Livramento, Santa Rosa e Porto Alegre. O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa de todas as etapas do projeto.
As oficinas irão abordar as atividades desenvolvidas em cada região e os resultados preliminares do diagnóstico apurado pelo ZEE. Também serão coletados os anseios e as percepções dos formadores de opinião locais, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho técnico-científico. A iniciativa irá permitir a participação pública no processo de criação do maior banco de dados de georeferenciamento do RS.
As atividades itinerantes são a principal ferramenta para levar a informação, promovendo um debate entre todos os setores, incluindo os Comitês de Bacia Hidrográfica, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e entidades de classe. Também estarão envolvidos representantes da sociedade civil, dos setores produtivos e de preservação ambiental, além de gestores estaduais e municipais.
O processo de participação pública vai ocorrer durante toda elaboração do ZEE-RS. As oficinas de diagnóstico final darão início à segunda fase do projeto e serão realizadas a partir de maio desse ano. As etapas seguintes contemplam o pré-prognóstico e o prognóstico final.
No dia 22 de março, uma oficina do ZEE foi realizada na sede do Irga, em Porto Alegre. Mais de 100 pessoas participaram da atividade. Confira a reportagem completa clicando aqui.
Sobre o ZEE
O Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul é uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual, o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada local ou região.
O resultado do trabalho será a maior compilação de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul, permitindo que o Estado, os empreendedores e a sociedade conheçam e identifiquem as melhores oportunidades, levando em consideração o desenvolvimento sustentável. Sua finalidade é possibilitar o crescimento sócio-econômico e a qualidade de vida da população, associado à preservação ambiental.
O ZEE integra a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002.
Órgãos envolvidos
Integram o grupo de trabalho a comissão estadual e a equipe técnica executiva do ZEE, além da Câmara Técnica de Planejamento / CONSEMA. O projeto conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.O Irga também participa ativamente do trabalho.
Anote:
Data: 10/04
Horário: 8h30
Local: UCPel - Auditório JandirZanotelli Rua Gonçalves Chaves, 373, Centro
Texto: ZEE/Irga