Palestra sobre arroz lota teatro no Congresso Brasileiro de Nutrição

20161028184538site-publico.jpg
Cerca de mil pessoas acompanharam a palestra - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Cerca de mil pessoas acompanharam a palestra promovida pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) durante o Congresso Brasileiro de Nutrição nesta sexta-feira (28). O evento que começou na quarta-feira (26) e vai até amanhã (29), reúne estudantes e profissionais da Nutrição de todo país na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na Zona Norte de Porto Alegre.  Na palestra promovida pelo Irga, o tema abordado foi “Arroz: Você Conhece esta Ferramenta de Trabalho?”. Quem falou sobre o assunto foi o nutricionista Gabriel de Carvalho, considerado referência na área.

O nutricionista esclareceu que o arroz está longe de ser um vilão nas dietas e que não deve desaparecer do prato. “As pessoas tendem a eliminar o arroz da alimentação pensando que ele é igual ao pão branco, mas, na verdade, o índice glicêmico do arroz é bem menor que o do pão. Isso, porque o arroz brasileiro tem maior teor de aminose e esse amido tem uma digestão mais lenta e, por isso, a glicose sobe mais devagar, liberando menos insulina, que é um dos hormônios envolvidos no ganho de peso e que pode ser problemático, especialmente para os diabéticos”, explicou.

O nutricionista explicou os benefícios e as propriedades do arroz

A palestra também abordou os diferentes tipos de arroz e seus benefícios na prevenção a uma série de doenças por conter quantidades significativas de nutrientes e vitaminas. “O arroz é um alimento que tem muito poder. Com ele, nós podemos ter 10% das necessidades diárias de vitaminas extraídas de um só alimento”, esclareceu o profissional. Para a nutricionista Fernanda Fassarella, 38 anos, que veio do estado do Espírito Santo para participar do congresso, a palestra trouxe novidades. “As comparações entre os tipos de arroz, mostrando que um tem mais fibra, ou mais vitaminas que o outro, eu realmente não tinha conhecimento, achei bem interessante”, afirmou.

Gabriel de Carvalho foi quem trouxe para o Brasil em 1999 a, hoje famosa, medicina nutricional. O profissional concluiu a graduação em Nutrição em 1997 pelo Instituto Master de Educação Continuada (IMEC) e é diplomado pela Sociedade Gaúcha de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, 1998 (Curso Básico), 1999 e 2000 (Cursos Avançados). O palestrante escolhido pelo Irga também é membro fundador e presidente do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e ainda presidente de Honra do SBNF - Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

O Irga também participou do espaço Nutri Saber no Conbran, com a presença da nutricionista do Instituto, Carolina Pitta. A profissional deu dicas de nutrição e entregou aos congressistas um material com receitas à base de arroz. A ação faz parte do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), que tem como objetivo oferecer subsídios para formadores de opinião da área da saúde. O Espaço Nutri Saber é uma oportunidade para nutricionistas e técnicos explorarem ou lançarem suas produções.

Congressistas de todo Brasil receberam material do Provarroz

Quem passou pelo local, voltará para casa levando mais conhecimento, como no caso da estudante do quarto semestre de Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Isa Lourenço, de 21 anos, que ficou admirada com a iniciativa do Irga. “O Provarroz cumpre um papel muito importante na nutrição porque encoraja o consumo do arroz em uma dieta saudável, mostrando que ele pode e deve estar presente nas nossas refeições”, avaliou a estudante.

Centenas de participantes passaram pelo Nutri Saber

A próxima edição do Congresso Brasileiro de Nutrição já tem local definido, o evento ocorrerá em Brasília (DF).

Texto: Sara Kirchhof