Papel de arroz: Mostra no Centro Cultural da CEEE expõe obras
Publicação:
Exposição Cachoeira, Cachoeirinha: o papel de arroz entre nós abre nesta terça-feira (20) e pode ser visitada até 14 de junho. Em paralelo, haverá oficinas gratuitas para ensinar a produzir papel de arroz
Não só de árvores se faz papel, e a exposição intitulada Cachoeira, Cachoeirinha: o papel de arroz entre nós, que abre às 19 horas desta terça-feira (20) na sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em Porto Alegre, será uma oportunidade para confirmar esta afirmação. Lá estarão expostos, até 14 de junho, trabalhos de 34 artistas vinculados à Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, todos produzidos a partir de um papel, cuja matéria-prima é a palha do arroz. O CCCEV fica na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, e está aberto de terça à sexta-feira, das 10h às 19 horas e, no sábado, das 11h às 18 horas. Excepcionalmente, ficará fechado de quinta (22) a sábado (24).
A mostra tem o objetivo, também, de apresentar um destino mais nobre para esse resíduo agrícola, geralmente deixado no campo ou usado como cama para gado ou forragem. A mostra é uma promoção do Projeto Papel Expalha Arroz, desenvolvido pela Papeloteca Otavio Roth, de Porto Alegre, em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva (Cadop), de Cachoeirinha.
Cachoeira, Cachoeirinha: o papel de arroz entre nós tem o patrocínio do Grupo CEEE e apoio da Secretaria da Cultura e da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA). A curadoria é da diretora-geral da Papeloteca, Celina Cabrales.
A exposição também faz uma homenagem à artista plástica e ex-presidente da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Maria Leda de Macedo. Pioneira no papel artesanal no Rio Grande do Sul, em 1988 utilizou palha de arroz na primeira oficina de papel artesanal com geração de renda no Estado, implantada no município de Cachoeira do Sul.
Em paralelo à exposição, estão previstas três oficinas sobre o assunto. A primeira ocorre na terça-feira (27) com uma turma às 14 horas e outra às 18 horas, onde será apresentada a experiência de Cachoeira do Sul no final da década de 1980, com o trabalho artístico de Maria Leda. A condução é de Celina Cabrales.
Uma segunda oficina está marcada para quarta-feira (28), com uma turma às 14 horas e outra às 18 horas sobre a experiência de Cachoeirinha e o trabalho da professora Nilci Deon no CADOP. A última ocorre na quinta-feira (29), com turmas de 30 em 30 minutos, das 9 às 17 horas, destinada a estudantes, conduzida pelos jovens alunos da professora Nilci do CADOP, com os quais os participantes poderão vivenciar a produção do papel de arroz. A participação nas oficinas, gratuitas, deverá ser agendada junto ao Centro Cultural pelo fone 51 3226 7974 ou pelo site www.papeloteca.org.br.
Oficinas gratuitas de papel de arroz
Na terça-feira 927), às 14h e às 18h - O trabalho artístico de Maria Leda e a experiência de Cachoeira do Sul, na década de 1980. Os participantes poderão produzir o papel de arroz. Condução: Celina Cabrales.
Quarta-feira (28), às 14h e às 18h - O trabalho da Professora Nilci Deon no CADOP, em Cachoeirinha. Também haverá produção de papel de arroz. Condução: Nilci Deon.
Quinta-feira (29), das 10h às 17h - para estudantes, conduzida pelos alunos da professora Nilci Deon, do CADOP. Os participantes também poderão vivenciar a produção do papel de arroz